Jogos e brincadeiras na educação infantil: um olhar metodológico sobre o processo de alfabetização com ludicidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Fausto Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fausto Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.creatorSetra, Leide Dayane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652512-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo tiene como objetivo demostrar la importancia del juguetear en el proceso de alfabetización, presentar la evolución del juguetear, destacar la importancia del juguetear como recurso pedagógico, en el proceso de enseñanza – aprendizaje y reflejar sobre el papel del profesor alfabetizado dentro del juguetear, sugiriendo actividades con materiales lúdicos en la sala de clase. Así, la finalidad mayor del trabajo se centra en la reflexión sobre el juguetear en la alfabetização y también reflejar en que medida el juguetear contribuye efectivamente para el proceso de construcción del lenguaje y escritura los años iniciales.Para realización de este estudio se optó por la investigación cualitativa de carácter bibliográfico pautada en una problemática puesta en el contexto educativo de la modernidade.Delante de la investigación es notable lo cuánto los recursos de juegos, juguetes y brincadeiras son alternativas muy importantes en el proceso educativo y, sobre todo en el proceso de alfabetización constituyendo una gamma de actividades elementales en la adquisición de los lenguajes.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo demonstrar a importância do brincar no processo de alfabetização, apresentar a evolução do brincar, destacar a importância do brincar como recurso pedagógico, no processo de ensino – aprendizagem e refletir sobre o papel do professor alfabetizado dentro do brincar, sugerindo atividades com materiais lúdicos na sala de aula. Assim, a finalidade maior do trabalho centra-se na reflexão sobre o brincar na alfabetização e também refletir em que medida o brincar contribui efetivamente para o processo de construção da linguagem e escrita nos anos iniciais. Para realização deste estudo optou-se pela pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico pautada em uma problemática posta no contexto educativo da modernidade. Diante da pesquisa é notável o quanto os recursos de jogos, brinquedos e brincadeiras são alternativas muito importantes no processo educativo e, sobretudo no processo de alfabetização constituindo uma gama de atividades elementares na aquisição das linguagens.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino criativo-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectCreative teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleJogos e brincadeiras na educação infantil: um olhar metodológico sobre o processo de alfabetização com ludicidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.