Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFritzen, Paulo Cícero-
Autor(es): dc.contributorSouto, Rafael Fontes-
Autor(es): dc.contributorFritzen, Paulo Cicero-
Autor(es): dc.contributorSouto, Rafael Fontes-
Autor(es): dc.contributorFrencl, Victor Baptista-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Gustavo Felipe de-
Autor(es): dc.creatorPaiva, Marcel Cachova de-
Autor(es): dc.creatorSchwambach, Matias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10130-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652500-
Descrição: dc.descriptionThis work has the analysis of a Twin Rotor prototype built in the laboratory, the development of its mathematical modeling, the identification of unknown parameters and its control. The control is done through MATLAB, and the PID control is used. The prototype is composed by two rotors, which entail a movement of the prototype in two axes. Works that have in their scope experimental results, such as this one, have challenges that go beyond the mathematical part, as it is also described in the course of the final part of the work. The results are shown in graphs and their analysis is described below.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho possui a análise de um protótipo de Twin Rotor construído em laboratório, o desenvolvimento de sua modelagem matemática, a identificação dos parâmetros desconhecidos e o seu controle. O controle do mesmo é feito através do MATLAB, e é usado o controle PID. O protótipo é composto por dois rotores, que acarretam um movimento do protótipo em dois eixos. Trabalhos que possuem em seu escopo resultados experimentais, como o caso deste, possuem desafios que vão além da parte matemática, como também é descrito ao decorrer da parte final do trabalho. Os resultados são mostrados em gráficos e sua análise é descrita em seguida.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCurso de Engenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectControladores PID-
Palavras-chave: dc.subjectRotores-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de protótipos-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectPID controllers-
Palavras-chave: dc.subjectRotors-
Palavras-chave: dc.subjectPrototypes, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectElectric engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleAplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices-
Título: dc.titleApplication of aerospace control principles to a twin rotor aircraft prototype-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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