O estudo na praça nas aulas de ciências: concepções de professores em formação inicial e estudantes do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araujo Xavier-
Autor(es): dc.contributorBrandt, Carlos Frederico Charret-
Autor(es): dc.contributorZanette, Andrea Elisa Tormen da Silva-
Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araujo Xavier-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Naina Bernardo do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652498-
Descrição: dc.descriptionMuch has been discussed about education in Brazil and teaching practice in sciences subjects, as well as the performance of teachers and their methodologies. Exploring a particular non-formal space may be a possibility to facilitate the science teaching process. Given this context, a specialized bibliographic research was conducted with the importance and feasibility of using urban spaces, such as public squares, for didactic-pedagogical activities in the sciences discipline. Subsequently, it was created the understanding of teachers in Initial Formation and elementary school students of public schools in the city of Santa Helena regarding the use of public squares as a space for teaching and learning science. This way, for the construction of data with the Initial Education teachers and Elementary School Students, a questionnaire was elaborated with optional and dissertative questions related to the use of public squares for the teaching and learning of sciences. The public square as well as several other urban spaces can serve as an instrument for the development of educational activities involving teachers, and their students, especially students from schools closest to the squares.-
Descrição: dc.descriptionMuito tem se discutido sobre a Educação no Brasil e a prática docente nas disciplinas de Ciências, bem como a atuação dos professores e suas metodologias. A exploração de um determinado espaço não formal pode ser uma possibilidade para facilitar o processo de ensino aprendizagem no ensino de Ciências. Diante desse contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada com a importância e viabilidade de utilização de espaços urbanos, como as praças públicas, para atividades didático-pedagógicas na disciplina de Ciências. Posteriormente, foi levantado o entendimento de professores em Formação Inicial e alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Santa Helena em relação à utilização das praças públicas como espaço de ensino e aprendizagem de Ciências. Desse modo, para construção dos dados junto aos professores em Formação Inicial e estudantes do Ensino Fundamental, foi elaborado um questionário com questões optativas e dissertativas relacionadas à utilização das praças públicas para o ensino e aprendizagem de Ciências. A praça pública assim como diversos outros espaços urbanos podem servir como instrumento no desenvolvimento de atividades educacionais envolvendo professores, e seus alunos, em especial aqueles das escolas mais próximas às praças.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherSanta Helena-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPraças-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPlazas-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleO estudo na praça nas aulas de ciências: concepções de professores em formação inicial e estudantes do ensino fundamental-
Título: dc.titleStudy on the square in science classes: conceptions of teachers in initial education and middle students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.