Trabalhadores haitianos em Pato Branco - PR: desafios para a inserção social, educacional e linguística

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernartt, Maria de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorNão consta-
Autor(es): dc.contributorNão consta-
Autor(es): dc.contributorNão consta-
Autor(es): dc.creatorGiacomini, Taize-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23117-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652485-
Descrição: dc.descriptionTrabalho aceito no 6º ESCOCITE.BR TECSOC - VI Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - 2015-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo objetivou investigar as razões que desencadearam a mobilidade espacial de trabalhadores haitianos para a região sudoeste do Paraná, na atualidade. Além disso, buscou verificar como se dá o processo de inserção social, educacional e linguística desses trabalhadores na cidade de Pato Branco. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo exploratória. A pesquisa bibliográfica envolveu conceitos e discussões sobre trabalho (ALBORNOZ, 2000; MARX, 1983; SAVIANI, 2002), mobilidade espacial da força de trabalho na sociedade capitalista (FREITAS, 2009), preconceito (CROCHÍK, 2006), entre outros. Em relação à pesquisa de campo exploratória: 1) escolhemos a empresa da cidade que mais emprega esses trabalhadores para a aplicação de questionários orais e escritos, destinados aos dirigentes, aos haitianos e brasileiros que ali trabalham; 2) realizamos entrevistas com a população patobranquense, de modo geral, sem especificação de público, faixa etária, classe social, envolvendo aleatoriamente pessoas da comunidade local; 3) levantamos dados junto à Secretaria Municipal de Educação de Pato Branco e em escolas que possuem alunos haitianos. Os resultados demonstram que os haitianos passaram a vir para o Brasil em 2010, quando o país foi devastado por uma catástrofe natural. Assim, vieram em busca de emprego, moradia e de melhores condições de vida. No entanto, apresentam dificuldades para se comunicar em língua portuguesa e para se relacionar com a comunidade local. Nesse sentido, algumas empresas e igrejas passaram a disponibilizar gratuitamente aulas de idioma e cultura brasileira. Os educadores sentem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem por se tratar de um contexto inovador e desafiador. Em relação à questão social, os haitianos estão sendo alocados em diversos bairros da cidade, e aos poucos se adaptando com a cultura e os costumes locais. Alguns deles já se casaram aqui, bem como outros já tiveram filhos pato-branquenses/paranaenses. Contudo, andam sempre em grupos, entre si. Quanto à população da cidade e a sua relação com estes trabalhadores, notouse que há um acentuado preconceito em relação à cor, ao comportamento, e em especial, quanto à presença destes trabalhadores em Pato Branco-PR.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Letras: Linguagem e Sociedade: olhares transversais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsrestrictAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectEmployees - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectSocial mobility-
Palavras-chave: dc.subjectForeign workers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleTrabalhadores haitianos em Pato Branco - PR: desafios para a inserção social, educacional e linguística-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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