Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Magatão, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Magatão, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Verussa Junior, Osvaldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Eduardo Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Grespan, Lucas Ampessan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:25:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:25:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652464 | - |
Descrição: dc.description | The optimization of production processes with reduction of waste and increase in productivity is the focus of automotive assembly lines. The assembly line balancing problem has the reduction of the line cycle time as one of the main objectives, enabling decreases in production costs and increase in productivity through balancing processing times across workstations. In this report, the conditions and characteristics of a final part assembly line of diesel engines was analyzed. The precedence relations of performed tasks was identified. In addition, by the computational solution of a mathematical model in Mixed Integer Linear Programming (MILP), the possibility of optimizing the line was verified, decreasing the cycle time. The study was applied for the two most produced engines in factory; it was observed a balancing in workstations productive times and better assembly line indicators, making possible to achieve the desired cost reduction in the engine production. | - |
Descrição: dc.description | A otimização dos processos produtivos com a redução de desperdícios e aumento de produtividade é o âmago das montadoras do ramo automobilístico. O balanceamento de linha de montagem tem, na redução do tempo de ciclo da linha, um de seus objetivos principais, possibilitando reduzir o custo de produção e aumentar sua produtividade por meio do equilíbrio nos tempos de processamento das estações de trabalho. Neste trabalho levantou-se as condições e características de um trecho final da linha de montagem de uma montadora de motores diesel nacional, estabeleceu-se relações de precedência entre as tarefas desempenhadas e, por meio da resolução computacional de uma modelagem matemática em Programação Linear Inteira Mista (PLIM), verificou-se a possível otimização da linha, reduzindo-se o tempo de ciclo. O estudo foi aplicado aos dois motores de maior produção da fábrica; observou-se uma distribuição mais equilibrada entre os tempos das estações de trabalho e uma melhora nos indicadores da linha de montagem, possibilitando galgar a desejada redução de custos na produção dos motores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Graduação em Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Balanceamento de linha de montagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria automobilística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assembly-line balancing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobile industry and trade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linear programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICA | - |
Título: dc.title | Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática | - |
Título: dc.title | Assembly line balancing of diesel engines by mathematical programming | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: