Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorJuliano, Joice Maria Maltauro-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Marlene Sampaio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652439-
Descrição: dc.descriptionThe present work deals with children's literature can be understood as a channel of learning, construction of experiences and cultural transmission with a pedagogical bias that goes through the teaching learning process, and should be approached from intentional and planned situations in a significant way occurring during routines. daily. The different spaces in education are favorable for the experiments, choices that facilitate the conception of understanding of the world that the child builds, in the spaces the children find objects and play. Early childhood education is the first stage of basic education and, therefore, it is an extremely important phase for the social and cultural formation of the child as a historical subject, a builder of knowledge, endowed with capacities and skills that are improved through games and interactions that promote experiences triggering significant experiences that contribute to future learning.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata sobre a literatura infantil pode ser compreendida como canal de aprendizagens, construções de vivências e transmissão cultural com viés pedagógico que perpassa o processo de ensino aprendizagem, devendo ser abordada a partir das situações intencionais e planejadas de forma significativa ocorrendo durante as rotinas diárias. Os diferentes espaços na educação são favoráveis para os experimentos, escolhas que facilitam a concepção de entendimento de mundo que a criança constrói, nos espaços as crianças encontram objetos e brincam. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e, por isso, é uma fase de suma importância para a formação social e cultural da criança enquanto sujeito histórico, construtor de conhecimentos, dotado de capacidades e habilidades que são aprimoradas por meio das brincadeiras e interações que promovem vivências desencadeando experiências significativas que contribuem para as aprendizagens futuras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Livros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem perceptiva-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Books and Reading-
Palavras-chave: dc.subjectPerceptual learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleUm olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura-
Título: dc.titleA look at pedagogical practices in early childhood education: paths through the initial phase of learning with the use of literature-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.