Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.creator | Florentino, Maria de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:25:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:25:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21016 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652429 | - |
Descrição: dc.description | This work has as its theme the conceptualization of the meaning of assessment in the school context, the role of assessment in teaching and working as a social process of learning, assessment methods, and the various aspects of the assessment in each historical moment. In this sense, assessment is a precursor to spring for the teacher to develop their actions in everyday school life. The monograph concludes with a reflection on what to do or which direction should follow the educator to build a teaching-learning significant, considering the results of the assessment, which is consistent with the purpose, the methodology and performed with the contents worked in classroom. With an action that promotes a pedagogical review on these parameters, it is possible to reach a "model" of emancipatory education and quality. Para elaboração desta monografia os principais autores utilizados foram: Paulo Freire, Jussara Hoffman, Carlos Cipriano Luckesi e Luiz Carlos Gasparin. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática a conceitualização do significado de avaliação no contexto escolar; a função da avaliação no trabalho pedagógico e como processo social de aprendizagem; as formas de avaliação; e as várias vertentes da avaliação em cada momento histórico. Neste sentido, a avaliação torna-se a mola precursora para o professor no desenvolvimento de suas ações no cotidiano escolar. Pretende-se apresentar também uma reflexão sobre o que fazer ou qual direção deve seguir o educador para construir um processo de ensino-aprendizagem significativo, considerando os resultados da avaliação, sendo esta condizente com o objetivo, com a metodologia executada e com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Com uma ação que promova uma avaliação nestes parâmetros, de acordo com a concepção pedagógica dialética, é possível se chegar a um “modelo” de educação emancipadora e de qualidade. Para elaboração desta monografia os principais autores utilizados foram: Paulo Freire, Jussara Hoffman, Carlos Cipriano Luckesi e Luiz Carlos Gasparin. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de Potencial de Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Potential Assessment Device | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: