A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.creatorFlorentino, Maria de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652429-
Descrição: dc.descriptionThis work has as its theme the conceptualization of the meaning of assessment in the school context, the role of assessment in teaching and working as a social process of learning, assessment methods, and the various aspects of the assessment in each historical moment. In this sense, assessment is a precursor to spring for the teacher to develop their actions in everyday school life. The monograph concludes with a reflection on what to do or which direction should follow the educator to build a teaching-learning significant, considering the results of the assessment, which is consistent with the purpose, the methodology and performed with the contents worked in classroom. With an action that promotes a pedagogical review on these parameters, it is possible to reach a "model" of emancipatory education and quality. Para elaboração desta monografia os principais autores utilizados foram: Paulo Freire, Jussara Hoffman, Carlos Cipriano Luckesi e Luiz Carlos Gasparin.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como temática a conceitualização do significado de avaliação no contexto escolar; a função da avaliação no trabalho pedagógico e como processo social de aprendizagem; as formas de avaliação; e as várias vertentes da avaliação em cada momento histórico. Neste sentido, a avaliação torna-se a mola precursora para o professor no desenvolvimento de suas ações no cotidiano escolar. Pretende-se apresentar também uma reflexão sobre o que fazer ou qual direção deve seguir o educador para construir um processo de ensino-aprendizagem significativo, considerando os resultados da avaliação, sendo esta condizente com o objetivo, com a metodologia executada e com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Com uma ação que promova uma avaliação nestes parâmetros, de acordo com a concepção pedagógica dialética, é possível se chegar a um “modelo” de educação emancipadora e de qualidade. Para elaboração desta monografia os principais autores utilizados foram: Paulo Freire, Jussara Hoffman, Carlos Cipriano Luckesi e Luiz Carlos Gasparin.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Potential Assessment Device-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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