A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarletto, Marcia Regina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4270564572934996-
Autor(es): dc.contributorMorales, Angélica Gois-
Autor(es): dc.contributorBarbola, Ivana de Freitas-
Autor(es): dc.contributorCarletto, Marcia Regina-
Autor(es): dc.creatorStefanello, Solange Rosa Riconi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-05-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652385-
Descrição: dc.descriptionThe objective is to identify the contributions of educational game developed "Playing with the Cell" to learn about the multidimensional concepts of cellular metabolism. This game was developed from research on the scientific understanding of cell biology and its applications in daily life. The game was applied to a class of first year of teaching middle of the city of Ponta Grossa. The results were analyzed using qualitative methodology. The questionnaire was developed simulating the application of knowledge in order to verify that scientific literacy multidimensional was achieved. The results differ from the exposed Pedrancini (2007) and Bastos (1992), therefore, recognize that students show the organelles were involved in cell metabolism and understood that man manipulates the cell in accordance with the interests of model society (capitalist).-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é Identificar as contribuições do jogo didático elaborado “Jogando com a Célula” para a aprendizagem multidimensional dos conceitos acerca do metabolismo celular. Este jogo foi elaborado a partir de pesquisas sobre o conhecimento científico da biologia celular e suas aplicações no cotidiano. O jogo foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino médio da cidade de Ponta Grossa. Os resultados foram analisados através da metodologia qualitativa. O questionário foi elaborado simulando uma situação de aplicação do conhecimento, com a finalidade de verificar se ocorreu a alfabetização científica multidimensional foi alcançado. Os resultados encontrados diferem-se dos expostos por Pedrancini (2007) e Bastos (1992), pois, os alunos demonstraram reconhecer que as organelas estavam envolvidas no metabolismo da célula e compreenderam que o homem manipula a célula de acordo com os interesses do modelo de sociedade atual (capitalista).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleA contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular-
Título: dc.titleA contribution to the game-didactic teaching cell biology-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.