Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Glauco Donizeti Pimenta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:25:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:25:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25859 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652340 | - |
Descrição: dc.description | The Arduino platform allows students in the teaching of Natural Sciences to create prototypes aimed at solving problem situations in Science and Physics, respectively, in the final grades of elementary and high school. The Internet of Things concept allows prototypes with Arduino and modules to perform tasks through the web. Several specific modules allow compatible connections with the Arduino and Internet of Things platforms. The objective of this work is to present lowcost prototypes, based on the referenced authors, with Arduino and Internet of Things that can enable curiosity, meaningful learning, logical reasoning, critical sense, solution of problem situations and the digital inclusion of students in the teaching of Natural Sciences. This work makes a bibliographic review of published technicalscientific articles and explores prototypes that can develop skills and logical reasoning through active methodologies. In this sense, it seeks to adapt the prototypes explored with the general competences and skills in the Common National Curricular Base that make up the curriculum of basic education. The articles explored prove to be viable and versatile for numerous daytoday problem solutions, promoting meaningful learning in understanding physical phenomenologies and digital literacy. | - |
Descrição: dc.description | A plataforma Arduino permite, aos estudantes do ensino de Ciências da Natureza, a criação de protótipos voltados para solucionar situações problemas em Ciências e Física, respectivamente, das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. O conceito de Internet das Coisas possibilita que protótipos com Arduino e módulos executam tarefas por meio da web. Vários módulos específicos permitem conexões compatíveis com as plataformas Arduino e Internet das Coisas. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar protótipos de baixo custo, a partir dos autores referenciados, com Arduino e Internet das Coisas que possam viabilizar a curiosidade, o aprendizado significativo, o raciocínio lógico, o senso crítico, a solução de situações problemas e a inclusão digital dos estudantes no ensino de Ciências Naturais. Este trabalho faz uma revisão bibliográfica de artigos técnico científicos publicados e explora protótipos que possam desenvolver as habilidades e o raciocínio lógico por meio de metodologias ativas. Nesse sentido, busca-se adequar os protótipos explorados com as competências e habilidades gerais da Base Nacional Curricular Comum que compõem a matriz curricular do ensino básico. Os artigos explorados mostram-se viáveis e versáteis para inúmeras soluções problemas no dia a dia, promovendo, inclusive, a aprendizagem significativa na compreensão das fenomenologias físicas e letramento digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de protótipos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prototypes, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital divide | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Arduino e internet das coisas no ensino de ciências da natureza: aplicações versáteis no cotidiano e inclusão digital | - |
Título: dc.title | Arduino and internet of things in the teaching of natural sciences: versatile applications in everyday life and digital inclusion | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: