Webcomic a infância do Brasil: as mediações culturais entre tecnologia e quadrinhos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueluz, Marilda Lopes Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciano Henrique Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorRamos, Paulo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Rodrigo Otávio dos-
Autor(es): dc.contributorQueluz, Marilda Lopes Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorAnjos, Fabio Augusto Venâncio dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652290-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this research is to analyze how the technology inserted in the comics causes changes and adaptations in its language and in the interaction with its readers. In order to do so, José Aguiar’s webcomic, “The Childhood of Brazil”, was chosen, for it was published completely online and presents digital resources that influence the reading and amplify the intended message through hypertexts and the mobility made possible by the responsive layout website. At first, it is considered how the technology was inserted in the production of comics and how the professionals of this activity relate to the changes caused by the uses of new tools and techniques. The following is a brief history of the career and work of José Aguiar, outlining a profile of the author and his artistic identity, manifested through his work with comics. Subsequently, the focus is on the selected webcomic, examining the chapters, their visual aspects, thematic and contexts involved, in addition to the digital resources that it makes use of. Finally, the relevance of a digital comic that deals with a rather delicate subject is approached, contemplating its legacy as art and as social criticism.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal desta pesquisa é analisar como a tecnologia inserida nos quadrinhos causa mudanças e adaptações na sua linguagem e na interação com seus leitores. Para tanto, foi escolhida a webcomic de José Aguiar, A infância do Brasil, publicada completamente online e que apresenta recursos digitais que influem na leitura e ampliam a mensagem pretendida por meio de hipertextos e da mobilidade possibilitada pelo website de layout responsivo. Em um primeiro momento, é considerado como a tecnologia foi inserida na produção de quadrinhos e como os profissionais desta atividade se relacionam com as alterações causadas pelos usos de novas ferramentas e técnicas. Em seguida, é traçado um breve histórico da carreira e da obra de José Aguiar, delineando um perfil do autor e sua identidade artística, manifestada através de seus trabalhos com os quadrinhos. Posteriormente, o foco recai sobre a webcomic selecionada, examinando os capítulos, seus aspectos visuais, temáticas e contextos envolvidos, além dos recursos digitais de que faz uso. Por fim, a relevância de uma história em quadrinhos digital que trata de um tema bastante delicado é abordada, poderando sobre seu legado como arte e como crítica social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc.-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleWebcomic a infância do Brasil: as mediações culturais entre tecnologia e quadrinhos-
Título: dc.titleWebcomic The childhood of Brazil: the cultural mediations between technology and comics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.