Estudo e análise comparativa de algoritmos de planejamento de caminho para veículos autônomos

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Autor(es): dc.contributorSantos, Max Mauro Dias-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7877-3554-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025-
Autor(es): dc.contributorSantos, Max Mauro Dias-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7877-3554-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Evandro Leonardo Silva-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-4781-6782-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4978036208480917-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Fernanda Cristina-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Mauricio Aparecido-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7314-0723-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6809861148605329-
Autor(es): dc.creatorPizyblski, Manoela Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24523-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652277-
Descrição: dc.descriptionThe autonomous land vehicle can carry loads and people from an origin point to the destination using a system composed by its perception of the environment in which it is inserted, path planning and action. The perception covers several combined sensors able of promoting the environment perception as well as identifying objects and elements. When it comes to path planning, there are algorithms and strategies used in manoeuvres performing in the exact and safe way, following traffic rules. Regarding action, strategies of longitudinal and lateral control are present in order to move the vehicle. Specifically, the path planning is responsible for stable and comfortable user's displacement during path planning, manoeuvre and trajectory. In this work two algorithms of path planning applied to autonomous vehicles are presented, analysed, and set side by side. A map of a parking was defined representing a scenario to evaluate and compare both algorithms performances with respect to path planning and vehicles manoeuvres within parking slots.-
Descrição: dc.descriptionO veículo terrestre autônomo pode transportar cargas e pessoas do ponto de origem ao destino por meio de um sistema composto por sua percepção do ambiente em que está inserido, planejamento de trajetória e atuação. A percepção abrange vários sensores combinados capazes de promover a percepção do ambiente, bem como identificar objetos e elementos. Quando se trata de planejamento de trajetórias, existem algoritmos e estratégias utilizadas nas manobras realizadas de forma exata e segura, obedecendo às regras de trânsito. Em relação à ação, estratégias de controle longitudinal e lateral estão presentes para movimentar o veículo. Especificamente, o planejamento do caminho é responsável pelo deslocamento estável e confortável do usuário durante o planejamento, manobra e trajetória do caminho. Neste trabalho dois algoritmos de planejamento de trajetória aplicados a veículos autônomos são apresentados, analisados e colocados lado a lado. Um mapa de um estacionamento foi definido representando um cenário para avaliar e comparar o desempenho de ambos os algoritmos com relação ao planejamento do caminho e manobras de veículos dentro das vagas de estacionamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos autônomos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo do movimento-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos-
Palavras-chave: dc.subjectAutomated vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectMotion study-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorithms-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleEstudo e análise comparativa de algoritmos de planejamento de caminho para veículos autônomos-
Título: dc.titleStudy and comparative analysis of path planning algorithms for autonomous vehicles-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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