Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Jair de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902-
Autor(es): dc.contributorLopes, Cleber da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2197-159X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3195611596157559-
Autor(es): dc.contributorGuerrini, Daniel-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jair de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ellen Heloisa Gonçalves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24706-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652216-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional.-
Descrição: dc.descriptionThe present study is relevant, because, in the specific literature, according to stu dents' violent manifestations, is a serious problem in most Brazilian schools. In comparison with 70 other countries, Brazil is above average in terms of the incidence of these inappropriate practices (INEP, 2019). Thus, among the great and current challenges faced by Brazilian education is how to deal with these manifestations, as they can be divided into three modalities: indiscipline, incivility and infraction act. Aiming to contribute to soften these phenomena, this research starts from the fol lowing problem: how do education professionals understand and deal with the three types of inappropriate behavior of students at school? And, as a general objective of the present research, is the development of educational products capable of subsi dizing the conduct of education professionals, regarding the inappropriate mani festations of students at school. Its development was guided by the specific objec tives of presenting information that makes it possible to diagnose and differentiate between the types of conduct and their forms of referral, providing judicial and out of-court, in addition to indicating two forms of prevention and coping pointed out in the literature. To guide this study, qualitative research of an exploratory and di agnostic nature was adopted, which used the literature review and field research. The instruments used were observation at school, semi-structured interviews and the application of questionnaires, which took place at schools from the north of the state of Paraná. The data collected served as the basis for the construction of two educational products: a course and a booklet. The course is a 15 hour continuing education to educators, developed in a virtual learning environment (AVA) and of fered via Moodle. The booklet has an instructional nature, it is organized with info graphics and QR codes and it is offered online. The products are autonomous, but they complement each other; the booklet is a schematic summary of theinformation socialized in the course. Among the results obtained after offering the products, the data indicate that both are efficient and content with practical application in the routine of educators.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo é relevante, pois conforme levantamento na literatura específica, as manifestações violentas dos alunos são um problema grave e presente na maioria das escolas brasileiras. Em comparação com outros 70 países, o Brasil está acima da média quanto à incidência dessas práticas inapropriadas (INEP, 2019). Assim, entre os grandes e atuais desafios enfrentados pela educação brasileira, está o modo de lidar com essas manifestações, as quais podem ser divididas em três modalidades: indisciplina, incivilidade e ato infracional. Visando contribuir para amenizar esses fenômenos, esta pesquisa parte do seguinte problema: como os profissionais da educação entendem e lidam com os três tipos de condutas inadequadas dos alunos no ambiente escolar? E, como objetivo geral do presente estudo, apresenta-se o desenvolvimento de produtos educacionais capazes de subsidiarem as condutas dos profissionais da educação quanto às manifestações inadequadas dos alunos no ambiente escolar. O desenvolvimento deste estudo foi conduzido pelos objetivos específicos de apresentar informações que possibilitem o diagnóstico e diferenciação entre os tipos de condutas e suas formas de encaminhamento, fornecendo instruções judiciais e extrajudiciais, além de indicar duas formas de prevenção e enfrentamento apontadas na literatura. Para nortear este estudo, adota-se a pesquisa qualitativa de cunho exploratório e diagnóstico, que se valeu da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo. Como instrumentos, foram utilizados a observação do ambiente escolar, as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários, que ocorreram em escolas localizadas no norte do estado do Paraná. Os dados obtidos serviram de base para a construção de dois produtos educacionais: um curso e uma cartilha. O curso é de formação continuada para profissionais da educação, com 15 horas, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e ofertado via Moodle. A cartilha tem cunho instrucional, organizada com a ajuda de infográficos e QR codes e ofertada de forma on-line. Os produtos são autônomos, mas se complementam, sendo a cartilha o resumo esquemático das informações socializadas no curso. Dentre os resultados obtidos após a oferta dos produtos, os dados apontam que ambos são eficientes e de conteúdo com aplicação prática na rotina dos profissionais da educação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Conduta-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAtos ilícitos-
Palavras-chave: dc.subjectStudents - Conduct of life-
Palavras-chave: dc.subjectClassroom environment-
Palavras-chave: dc.subjectSchool discipline-
Palavras-chave: dc.subjectTorts-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleCondutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional-
Título: dc.titleInappropriate behavior of students in the classroom and their responsibility: indiscipline, incivility and infraction act-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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