Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Eliane Basilio de | - |
Autor(es): dc.creator | Navarro, Ana Cristina Saracini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:25:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:25:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652188 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem branco, burguês e heterossexual, havia literatura produzida por mulheres no Brasil desde o final do século XIX. Considera-se importante baver na escola uma maior visibilidade do papel das minorias como produtoras de arte literária, principalmente o grupo formado pelas mulheres. Esta parcela da produção cultural é muitas vezes esquecida pelos meios intelectuais dominantes e negligenciada pela tradicional divisão metodológica e de conteúdos que são privilegiados no sistema educacional brasileiro. Frente a estas colocações, percebe-se a necessidade de alterar a visão passadista alienante a que os estudantes do Ensino Médio são expostos nas instituições escolares de todo o país, que acabam por promover a continuidade da mesma visão que imputa aos homens a notória posição de cânones da cultura e da literatura brasileira. Para o desenvolvimento de tal proposta, foram escolhidos textos de gêneros curtos de diversas autoras brasileiras para a construção de uma sequência didática baseada na Estética da Recepção, de Jauss, que propõe a aquisição da leitura literária através de passos que levam em consideração a maneira como o receptor, ou seja, o leitor, recebe tais textos. Adotou-se um método de análise baseado no que o autor chama de horizonte de expectativas de um determinado grupo modelo de leitores, já que não foi possível a aplicação prática do projeto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Escritoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Women authors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: