Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Eliane Basilio de-
Autor(es): dc.creatorNavarro, Ana Cristina Saracini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652188-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem branco, burguês e heterossexual, havia literatura produzida por mulheres no Brasil desde o final do século XIX. Considera-se importante baver na escola uma maior visibilidade do papel das minorias como produtoras de arte literária, principalmente o grupo formado pelas mulheres. Esta parcela da produção cultural é muitas vezes esquecida pelos meios intelectuais dominantes e negligenciada pela tradicional divisão metodológica e de conteúdos que são privilegiados no sistema educacional brasileiro. Frente a estas colocações, percebe-se a necessidade de alterar a visão passadista alienante a que os estudantes do Ensino Médio são expostos nas instituições escolares de todo o país, que acabam por promover a continuidade da mesma visão que imputa aos homens a notória posição de cânones da cultura e da literatura brasileira. Para o desenvolvimento de tal proposta, foram escolhidos textos de gêneros curtos de diversas autoras brasileiras para a construção de uma sequência didática baseada na Estética da Recepção, de Jauss, que propõe a aquisição da leitura literária através de passos que levam em consideração a maneira como o receptor, ou seja, o leitor, recebe tais textos. Adotou-se um método de análise baseado no que o autor chama de horizonte de expectativas de um determinado grupo modelo de leitores, já que não foi possível a aplicação prática do projeto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Escritoras-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian literature-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Women authors-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectDidatics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleUm breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.