Interdisciplinaridade no ensino de arte com o uso da ferramenta tecnológica WebQuest

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDutra, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luís-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391-
Autor(es): dc.contributorDutra, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luís-
Autor(es): dc.contributorSantos, Givan José Ferreira dos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marilu Martens-
Autor(es): dc.contributorZara, Kátya Regina de Freitas-
Autor(es): dc.creatorHerrero, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:25:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:25:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3759-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652177-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: WebQuest interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionThe challenges of using technology are numerous, the vast offer of technological resources brings new formats of use and can be used as a tool to support teaching. This study presents the use of a technological tool allied to the teaching of Art and the concept of interdisciplinarity. The problem to be analyzed is what challenges occur in the elaboration and application of a WebQuest developed to work the history of art interdisciplinarily. The theoretical basis is based on authors who work with interdisciplinarity such as Fazenda (2001, 2008, 2002, 2010, 2011, 2014), Gusdorf (1977), Paviani (2005), Piaget (1972), Japiassu (1976) and Santomé ), added by the precepts of creation and development of a WebQuest elaborated by the American professors Bernie Dodge and Tom March. The objectives of this work are to describe the process of elaborating a WebQuest involving the teaching of Art and Mathematics, to discuss the application process of the interdisciplinary tool and to present reflections and impressions about the application of WebQuest. The types of research used were bibliographic, field, analytical, qualitative and quantitative. The activity was applied to thirty one students of the first year of high school in a public school in the city of Apucarana, northern Paraná. The results validated that the use of WebQuest as a support tool to reflect on the history of Art in an interdisciplinary project is efficient, as it was able to instigate the student to work both contents of the Art discipline and Mathematics content favoring the collaborative environment for the class. The students considered the use of WebQuest interesting and reported that there were no difficulties in developing the activity. They also suggested that teachers use online research in more classes.-
Descrição: dc.descriptionOs desafios de uso da tecnologia são inúmeros, a imensa oferta de recursos tecnológicos traz novos formatos de utilização podendo ser empregados inclusive como ferramenta de apoio ao ensino. Neste estudo é apresentado o uso de uma ferramenta tecnológica aliada ao ensino de Arte e ao conceito de interdisciplinaridade. O problema a ser analisado é quais desafios ocorrem na elaboração e aplicação de uma WebQuest desenvolvida para trabalhar a historia da arte interdisciplinarmente. A fundamentação teórica é pautada em autores que trabalham com interdisciplinaridade como Fazenda (2001, 2008, 2002, 2010, 2011, 2014), Gusdorf (1977), Paviani (2005), Piaget (1972), Japiassu (1976) e Santomé (1998), acrescida dos preceitos de criação e desenvolvimento de uma WebQuest elaborados pelos professores americanos Bernie Dodge e Tom March. Os objetivos deste trabalho é descrever o processo de elaboração de uma WebQuest envolvendo o ensino de Arte e Matemática, discutir o processo de aplicação da ferramenta interdisciplinar e apresentar reflexões e impressões sobre a aplicação da WebQuest. Os tipos de pesquisa utilizados foram bibliográfica, de campo, analítica, qualitativa e quantitativa. A atividade foi aplicada a trinta e um alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Apucarana, norte do Paraná. Os resultados validaram que o uso da WebQuest como ferramenta de apoio para refletir sobre a história da Arte em um projeto interdisciplinar mostra-se eficiente, pois conseguiu instigar o aluno a trabalhar tanto conteúdos da disciplina de Arte como conteúdos de Matemática favorecendo o ambiente colaborativo para a turma. Os alunos consideraram o uso da WebQuest interessante e informaram que não houve dificuldades no desenvolvimento da atividade. Também sugeriram que professores utilizem a pesquisa online em mais aulas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectInternet na educação-
Palavras-chave: dc.subjectArt - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectInternet in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleInterdisciplinaridade no ensino de arte com o uso da ferramenta tecnológica WebQuest-
Título: dc.titleInterdisciplinarity in the teaching of Art with the use of the technological tool WebQuest-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.