Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | De Marco, Marilete Terezinha | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Esdras Junior de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:24:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:24:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25855 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652133 | - |
Descrição: dc.description | This bibliographic review work had as its theme the approach of the didactic resources available for school inclusion, reflecting on the possibilities of Science teaching to act as a facilitator in the inclusion of students with special needs during the teachinglearning process. The understanding that this discipline is competent for discussions and basic clarifications, regarding many physical disabilities, there is the possibility of implementing social inclusion in the school environment. This study was carried out with the objective of verifying possibilities and difficulties in the teaching of Sciences and if the existing didactic resources serve both students with and without disabilities, who study in the same school space. The study concludes that science education can become a facilitator of social inclusion, based on available resources and existing laws. However, more effort is needed for specific and continuing teacher training, as well as for law enforcement, ensuring the education system has the competence to promote quality education for all students, with due respect for their individual limitations. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de revisão bibliográfica teve como tema a abordagem dos recursos didáticos disponíveis para a inclusão escolar, refletindo sobre as possibilidades de o ensino de Ciências atuar como facilitador na inclusão de alunos com necessidades especiais durante o processo de ensino e de aprendizagem. O entendimento de que esta disciplina seja competente para discussões e esclarecimentos básicos, a respeito de muitas deficiências, há possibilidade da implementação da inclusão social no ambiente escolar. Este estudo foi conduzido com o objetivo de verificar possibilidades e dificuldades no ensino de Ciências e se os recursos didáticos existentes atendem a ambos os alunos com e sem deficiência, que estudam no mesmo espaço escolar. O estudo conclui que o ensino de Ciências pode tornar-se um facilitador da inclusão social, com base nos recursos disponíveis e nas leis existentes. Todavia, é necessário mais esforço para a formação específica e continuada de professores, bem como para a aplicação da lei, garantindo ao sistema de ensino, competência para promover uma educação de qualidade para todos os alunos, com o devido respeito às suas limitações individuais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudices in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with disabilities - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | A inclusão social e o ensino de ciências: reflexões iniciais | - |
Título: dc.title | Social inclusion and science teaching: initial reflections | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: