Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCoelho Neto, João-
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.creatorLangner, Angélica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:24:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:24:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652126-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca uma reflexão sobre a aprendizagem do conteúdo de funções polinomiais grau maior que dois, utilizando o software Graphmatica como instrumento de apoio. Esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: De que forma o software Graphmatica possibilita a compreensão propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois? Apresentamos um estudo bibliográfico sobre a relevância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em que destacamos alguns softwares que podem ser utilizados como recurso para a aprendizagem e a importância da formação do professor frente a estes recursos, segue também comum estudo sobrea temática, funções polinomiais segundo os documentos oficiais e pesquisas na área da Educação Matemática utilizando as TDIC como recurso para a aprendizagem. Seguindo a perspectiva da pesquisa qualitativa em educação, realizou-se uma intervenção pedagógica com o software Graphmatica por meio de uma sequência de atividades com alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ao longo do estudo, foram coletados os dados através dos registros produzidos pelos alunos, utilizou-se também de questionários e a gravação de áudio e vídeo dos encontros realizados. A análise dos encontros indicou que a utilização do software Graphmatica propiciou um ambiente favorável à construção de significados e generalizações, uma vez que ampliou a característica da visualização, o que contribuiu para que os alunos se tornassem mais participativos e exploradores, ajudando na construção de conjecturas e significados, facilitando a compreensão das propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - In-service training-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleUma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.