Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Merkle, Luiz Ernesto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-4153-1102 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2227304067293085 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9327-223X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 | - |
Autor(es): dc.contributor | Everling, Marli Teresinha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-1310-9502 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4689296432125391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gasparini, Isabela | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8094-9261 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3262681213088048 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0222-9138 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4597216569899545 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1410625675642067 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Natalia de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6195085859400910 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:24:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:24:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652101 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Dia1: esperança, sonho, projeto e futuro; Projetar para a esperança; Cultura&interações: o concreto, o contraditório e os conceitos de tecnologia; Esperançar | - |
Descrição: dc.description | In the context of Interaction Design (ID) education, related to studies in Design and Human Computer Interaction (HCI), this thesis deals with the hopes needed for critical education and freedom, in relation to formal education, through the pedagogical thinking of the educator Paulo Freire. From the methodological perspective that intersects qualitative research, institutional data of courses, curricula and disciplines, experiences of educational practices in the areas of design and computing, I present a study of how formal Interaction Design Education is presented today in Brazil. Identifying the concepts of banking (bancarismo) through the critic theory of antidialogical action (FREIRE, 1968; 2016), this research portrays a map of how this education presents itself in a fragmented way, incorporating aspects of cultural domination and invasion, oriented towards separation, disunity and dehumanization. It is understood the need to broaden the support mediations for students and educators, enabling them to produce collectively and collaboratively, overcoming the border aspects between formative areas, from a broader view of culture and society in their humanizing aspects. As a resource for the project's collective and individual hopes, I contribute with a set of open educational resources (OER) and practices, based on Freire's methodologies and approaches, to the production of humanistic concepts in project-oriented studies about science, technology, society, and culture (STS) uses and reflections on digital computer artifacts. | - |
Descrição: dc.description | No contexto da educação em Design de Interação (DI), relacionada aos estudos em Design e da Interação Humano Computador (IHC), esta tese versa sobre as esperanças necessárias para uma educação crítica e para a liberdade, no que tange educação formal, por meio do pensamento pedagógico do educador Paulo Freire. A partir da perspectiva metodológica que intersecciona pesquisas qualitativas, dados institucionais de cursos, currículos e disciplinas, vivências a partir de práticas educativas nas áreas de design e computação, exponho um estudo de como se apresenta a educação formal em Design de Interação hoje no Brasil, identificando os conceitos de bancarismo. Por meio da crítica da teoria da ação antidialógica (FREIRE, 1968; 2016), a pesquisa retrata um mapa de como essa educação se apresenta de modo fragmentado, incorporando aspectos da dominação e da invasão cultural, orientada a separação, desunião e desumanização. Entende-se a necessidade de ampliação das mediações de apoio a estudantes e educadores/as, que permitam produzir coletivamente e na colaboração, superando os aspectos limítrofes entre áreas formativas, a partir de uma visão ampliada sobre cultura e sociedade em seus aspectos humanizadores. Como recurso às esperanças coletivas e individuais do projeto, contribuo com a criação de um conjunto de recursos educacionais abertos, a partir de metodologias e abordagens freirianas, para a produção de conceitos humanistas nos estudos em ciência, tecnologia, sociedade e cultura (CTS), orientados a projetos, usos e reflexões sobre os artefatos digitais computacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Formato: dc.format | application/postscript | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/vnd.oasis.opendocument.presentation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/vnd.oasis.opendocument.presentation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/vnd.oasis.opendocument.presentation | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos eletrônicos de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos de rede de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação homem-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic information resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer network resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human-computer interation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar | - |
Título: dc.title | Interaction design consciousness and action: open educational resources and practices for hope | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: