Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Marcio Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rossini, Flávio Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Fábio Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Marcio Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.creator | Munarini, Bruno Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:24:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:24:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6080 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652010 | - |
Descrição: dc.description | This work has as the objective to develop a teaching kit for Digital Electronics, with the aim of aiding on its basic concepts from the Truth Table, Karnaugh Map and Boolean Expression, to the physical implementation of a digital circuit and it’s tests. It presents the theoretical reference of the contents of Digital Electronics and how the use of the technology can influence in the absorption of the content taught to the students. Here are presented the main challenges faced by the students, as well as the efficiency of the teaching methods used nowadays. After the definition of the necessary resources for the development of the project, all of the items that refer to its implementation are then presented, such as: components utilized in the composition of hardware and justification, control program developed for the microcontroller, simulations, communication software via Bluetooth and the results achieved. The conclusion of this work resents a synthesis of the results met through means of application of two lab guides, aiming to verify the efficiency in the elaboration of a project of an logical circuit starting off from initial data and basics, and also the extraction of the same in an automated form through a circuit previously implemented. In general, the results found were satisfactory, justifying the utilization of the kit in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um kit didático para Eletrônica Digital, Com finalidade de auxiliar desde conceitos iniciais básicos como Tabela Verdade, Mapa de Karnaugh e Expressão Booleana, até a implementação física de um circuito digital e seus testes. É apresentado um referencial teórico dos conteúdos de Eletrônica Digital e de como o uso da tecnologia pode influenciar na absorção do conteúdo ministrado aos discentes. São apresentadas as principais dificuldades dos alunos, assim como a eficiência dos métodos de ensino utilizados atualmente. Após a definição dos recursos necessários para o desenvolvimento do projeto, são apresentados todos os itens referentes à sua implementação, tais como: componentes utilizados na composição do hardware e justificativa, programa de controle desenvolvido para o microcontrolador, simulações, software de comunicação via bluetooth e resultados encontrados. A conclusão do trabalho apresenta uma síntese dos resultados alcançados por meio da aplicação de dois roteiros de laboratório, onde se verifica a eficácia tanto na elaboração de um projeto de um circuito lógico a partir dos dados iniciais e básicos, como na extração dos mesmos de forma automatizada por meio de um circuito previamente implementado. Em geral os resultados encontrados foram satisfatórios, o que justifica a utilização do kit em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrônica digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital electronics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic circuits | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um kit didático para eletrônica digital | - |
Título: dc.title | Development of an educational kit for digital electronics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: