Força de atrito

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMueller, Giovane André-
Autor(es): dc.creatorMaurina, Keli Cristina-
Autor(es): dc.creatorCobos, Antonio-
Autor(es): dc.creatorWeiss, Luciana Indrusiak-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:24:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:24:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651987-
Descrição: dc.descriptionThe Educational Digital Resource - Frictional force was developed having concept maps design as main methodological base. According to Moreira, "as long as students use concept maps to integrate, reconcile and differentiate concepts (...) they will be using the concept mapping as a learning resource." Together with the presentation of a conceptual map on frictional force, aiming to briefly review the concepts, this RED has three situations traditionally considered in the teaching of that content. They are: object at rest on an inclined plane, object on an inclined plane on the verge of motion and object sliding on an inclined plane. Such situations are explained step-by-step, for example, with details of the vector decomposition of forces. We point out the demonstration of a direct application of physical concepts in a common context of the university everyday life. Thus, the student can achieve a significant learning about friction, improve their mathematical skills, and may extend their own conceptual map.-
Descrição: dc.descriptionEdital PROGRAD 21/2013-
Descrição: dc.descriptionFísica-
Descrição: dc.descriptionO Recurso Educacional Digital - Força de atrito foi desenvolvido tendo como principal base metodológica a concepção dos mapas conceituais. Segundo Moreira , “à medida que os alunos utilizarem mapas conceituais para integrar, reconciliar e diferenciar conceitos, (...) estarão usando o mapeamento conceitual como um recurso de aprendizagem.” Aliado à apresentação de um mapa conceitual sobre força de atrito, objetivando uma breve revisão dos conceitos, o presente RED contempla três situações tradicionalmente abordadas no ensino desse conteúdo. São elas: objeto em repouso sobre um plano inclinado, objeto sobre um plano inclinado na iminência de movimento e objeto deslizando sobre um plano inclinado. Tais situações são explicadas passo-a-passo, por exemplo, detalhando-se a decomposição vetorial das forças. Ressalta-se também, a demonstração de uma aplicação direta dos conceitos físicos em um contexto comum do cotidiano universitário. Desse modo, o estudante poderá atingir uma aprendizagem significativa sobre Força de atrito, bem como aprimorar suas habilidades matemáticas, podendo ampliar o seu próprio mapa conceitual.-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Relação: dc.relationhttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4858-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtrito - Conhecimentos e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectForça (Mecânica)-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectNewton, Isaac - 1642-1727-
Palavras-chave: dc.subjectFriction - Knowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectPower (Mechanics)-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::FISICA-
Título: dc.titleForça de atrito-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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