Automação do programa de planejamento de manutenção

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYoshino, Rui Tadashi-
Autor(es): dc.contributorYoshino, Rui Tadashi-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Marcelo Vasconcelos de-
Autor(es): dc.contributorTreinta, Fernanda Tavares-
Autor(es): dc.creatorScovini, Carlos Donizeti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:24:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:24:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25935-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651972-
Descrição: dc.descriptionGMS (General Maintenance Stop) is a period that occur annually of aproximately 10 days, in which preventive and corrective maintenance is carried out, in order to avoid production stoppage until the next event. Thus, in order to automate the planning and control process of each GMS in the Pulp and Paper sector, a tool called GEP (Maintenance Management) was developed, which functions as a GATEWAY, through which a sequence and a time for carrying out activities from the moment a demand is created (scope for contracting a maintenance service), until the conclusion of the service contracted after GMS. After the elaboration of a demand, carried out by the Maintenance Planning team, GATEWAY sends a notice to the next department involved in the contracting and so on. Each stage of the process has approvals or refusals, which make it advance to the next stage or return to the previous one, in order to make the necessary corrections. The GATEWAY allows the monitoring of each of these steps through graphics, these bring the status of the demand, or of the set of demands requested, and can thus be monitored by the planners themselves. It is also possible to check the activities of each factory - in the case of companies that have several plants - with automated management. It also maintains the historical of information, facilitating the work of Maintenance Planners, who can use the same scopes in subsequent years or even having the possibility to make changes to them. Thus, the application for the Purchasing Department is equivalent: create a database of suitable suppliers for each maintenance demand. In addition, this GATEWAY allows the exchange of information and files between areas of the company and suppliers, through e-mail (in this case the database of suppliers copied from ERP / SAP is used) or smartphone, which ensures greater visibility and agility in the execution of activities. In short, besides providing greater insight into the processes, allowing for continuous improvement work, several teams work directly on the GATEWAY and each professional has a user and password, which allows the identification of those responsible for each process, facilitating the monitoring and interaction between teams. In this way, the monitoring of each team is personalized and the dynamics between them become clearer, making possible conflicts due to communication failure. Following the concept of Industry 4.0, which refers to systems integration, there are opportunities to increase the productivity of the portal, such as: integration with ERP / SAP, receipt of commercial technical proposals via the PEM portal and a tool that consolidates the macro and micro contracting schedules with the schedule for carrying out the contracted maintenance.-
Descrição: dc.descriptionA PGM (Parada Geral de Manutenção) é um período de aproximadamente 10 dias que ocorre anualmente, em que são feitas manutenções preventivas e corretivas, a fim de evitar paralização de produção até o próximo evento. Dessa forma, com o objetivo de automatizar o processo de planejamento e controle de cada PGM no setor de Papel e Celulose, foi desenvolvida uma ferramenta denominada GEP (Gerenciamento de Manutenção), que funciona como um PORTAL, pelo qual ficou definido uma sequência e um tempo para execução de atividades a partir do momento em que se cria uma demanda (escopo para contratação de um serviço de manutenção), até a conclusão do serviço contratado no termino da PGM. Após a elaboração de uma demanda, realizada pela equipe de Planejamento de Manutenção, o PORTAL envia um aviso ao próximo departamento envolvido na contratação e assim sucessivamente. Cada fase do processo tem aprovações ou recusas, que fazem com que este avance para uma próxima etapa ou retorne para a anterior, afim de que sejam feitas as devidas correções. O PORTAL possibilita o acompanhamento de cada uma dessas etapas através de gráficos, estes trazem o status da demanda, ou do conjunto de demandas solicitadas, podendo assim ser monitorado pelos próprios planejadores. Pode-se, também, verificar as atividades de cada fábrica - no caso de empresas que têm várias unidades fabris - com uma gestão a vista automatizada. O mesmo, também mantém o histórico das informações, facilitando o trabalho dos Planejadores de Manutenção, que podem utilizar de iguais escopos nos anos subsequentes ou ainda tendo a possibilidade de fazer modificações nestes. Assim, a aplicação para o Departamento de Compras é equivalente: criar um banco de dados de fornecedores aptos para cada demanda de manutenção. Ademais, este PORTAL permite a troca de informações e arquivos entre áreas da empresa e fornecedores, através de e-mail (neste caso se utiliza o banco de dados de fornecedores copiados do ERP/SAP) ou smartphone, o que garante maior visibilidade e agilidade na execução das atividades. Em suma, além de proporcionar uma maior perceptibilidade dos processos, admitindo um trabalho de melhoria continua, várias equipes trabalham diretamente no PORTAL e cada profissional tem um usuário e senha, o que permite a identificação dos responsáveis de cada processo, facilitando o acompanhamento e a interação entre as equipes. Desta forma, o monitoramento de cada equipe é personalizado e a dinâmica entre estas fica mais clara, dificultando eventuais conflitos por falha de comunicação. Seguindo o conceito da indústria 4.0, que nos remete a integração de sistemas, existem oportunidades para aumentar a produtividade do PORTAL, como por exemplo: a integração com o ERP/SAP, o recebimento das propostas técnicas comerciais via portal GEP e uma ferramenta que consolide os cronogramas macro e micro de contratação com o cronograma de execução das manutenções contratadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherIndústria 4.0-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAutomação-
Palavras-chave: dc.subjectFábricas - Manutenção-
Palavras-chave: dc.subjectMáquinas - Manutenção e reparos-
Palavras-chave: dc.subjectAutomation-
Palavras-chave: dc.subjectPlant maintenance-
Palavras-chave: dc.subjectMachinery - Maintenance and repair-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAutomação do programa de planejamento de manutenção-
Título: dc.titleAutomation of the maintenance planning program-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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