Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano | - |
Autor(es): dc.creator | Chiosini, Jaqueline da Costa Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:24:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:24:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18933 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651935 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tiene objetivo proponer una investigación y comprovar las contribuiciones de la Secuencia Didactica como forma de trabajo con la lectura y escrita del géneros discursivo “poema”. Delante de la necesidad en classe, esta pesquisa describe los procedimientos realizados con los alumnos de 1ª de Ensino Médio de la rede municipal de Barueri. La pesquisa ha sido fundamentada en el concepto bakhtiniano de géneros de discurso y la propuesta de la Secuencia Didactica de Dolz, Noverraz y Schneuwly entre otros. Fue utilizado recolección de datos, opiniones, testimonios, vídeo grabaciones. La análisis de datos es un procedimento muy importante en la formación del lector, pues através de ela es posible identificar las dificultades de los alumnos en el processo de lectura y escrita del género discursivo. La Secuencia Didactica puede ser un método efectivo para que los professores utilicen en clase, puesto que, hubo cambios positivos en el proceso de escrita y lectura de los alumnos del Ensino Médio. Con esa metodologia, se espera que pueda reflexionar sobre el ensino del género discursivo en el desarrollo de la escrita y lectura en clase. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma investigação e verificar as contribuições da Sequência Didática como recurso de trabalho na leitura e escrita do gênero discursivo poema. Diante da necessidade identificada em sala de aula, no trabalho são descritos os procedimentos realizados com alunos da 1ª série do Ensino Médio da rede municipal de Barueri. A pesquisa foi fundamentada no conceito bakhtiniano de gêneros de discurso e a proposta de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly entre outros. Foram utilizados coletada de dados, opiniões, depoimentos, videogravações. A análise de dados é um procedimento muito importante na formação do leitor, pois, por mio dela é disponível identificar as dificuldades dos alunos no processo de leitura e escrita do gênero discursivo. A Sequência Didática pode ser um método eficiente para que os professores utilizem em sala de aula, visto que, houve mudanças positivas no processo de escrita e leitura dos alunos do Ensino Médio. Com essa metodologia, espera que possa ter uma reflexão no ensino de gênero discursivo no desenvolvimento da escrita e leitura em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | - |
Título: dc.title | A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema | - |
Título: dc.title | La contribución de la Secuencia Didáctica en el desarrollo de la lectura y escritura del género poema | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: