Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Consoli, Marcia Oberderfer | - |
Autor(es): dc.contributor | Peloso, Franciele Clara | - |
Autor(es): dc.contributor | Consoli, Marcia Oberderfer | - |
Autor(es): dc.contributor | Peloso, Clara | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquezi, Rosangela Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Busch, Fernanda Sanches | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:24:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:24:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651898 | - |
Descrição: dc.description | The present study is the result of the reflection and analysis of aspects related to the role of the teacher in the book of Children's Literature Uma professora muito Maluquinha. It was decided to carry out this study because there are few studies about the teacher training and the role of the teacher in the Curso de Letras of UTFPR - Câmpus Pato Branco. At first, it is talked about the life of the author as writer of books for the children's audience. Then, a general overview is given on Childhood Literature and its importance in the critical formation of children and adolescents. Subsequently, a study is made regarding the role of the teacher, with considerations about some methodologies used. Finally, topics of the work analyzed are presented. The research was developed through a bibliographical study, using as main authors: Paulo Freire (2002/2010), Libâneo (2001), Lajolo and Zilberman (2009), among others. Through this, it was found that it is important that the teacher, as well as Professora Maluquinha, always seek to innovate in their classes, in order to teach students to be critical citizens. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo é o resultado da reflexão e análise de aspectos referentes ao papel do professor no livro de Literatura Infantojuvenil Uma professora muito maluquinha. Em vista disso, optou-se por realizar este estudo por existir poucos trabalhos sobre a formação docente e o papel do professor no Curso de Letras da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Em um primeiro momento, é falado sobre a vida do autor como escritor de livros para o público infantojuvenil. Em seguida, é realizado um apanhado geral sobre a Literatura Infantojuvenil e a sua importância na formação crítica das crianças e adolescentes. Posteriormente, é feito um estudo referente ao papel do professor, com considerações sobre algumas metodologias utilizadas. E por fim, são apresentados tópicos da obra analisada. A pesquisa se desenvolveu por meio de estudo bibliográfico, utilizando como principais autores: Paulo Freire (2005/2010), Lajolo e Zilberman (2009), entre outros. Por meio deste, constatou-se que é importante que o professor, assim como a Professora Maluquinha, busque sempre inovar nas suas aulas, a fim de ensinar os alunos a serem cidadãos críticos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juvenile literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O papel do professor: algumas reflexões a partir de Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo | - |
Título: dc.title | The role of the teacher: some reflections from Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: