Fazendo vídeos no Colégio Ottília: tecnologia e arte como ação coletiva

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Autor(es): dc.contributorMerkle, Luiz Ernesto-
Autor(es): dc.creatorSantos, Júlio César dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:24:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:24:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2008-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651879-
Descrição: dc.descriptionThis research deals with the practice of making videos at the Colégio Estadual Professora Ottília Homero da Silva, in Pinhais city, in the metropolitan region of Curitiba, differentiating what you can see from the comparison between two different genres: one, a experimental video-fiction, another, a institutional video-documentary. It addresses the production of videos at a public school, based on studies of culture and art and technology as a collective action, with emphasis on the teaching-learning processes. This research study focuses on the practice of making videos by a group of students at a public school, with the goal of finding some evidence of the implications generated by such practice as a symbolic construction and disruption of daily life imposed by certain situations, as a complex act cultural and process. Why do these people make videos over there? How this practice occurs in theses circumstances? How we give this process of building cultural symbolic? The evidence founded included the search for social integration, and extension of critical reflection, when people involved in the practice began to question their positions in the construction of their identities.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa trata da prática de fazer vídeos no Colégio Estadual Professora Ottília Homero da Silva, cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba; diferenciando o que se pode perceber a partir da comparação entre dois gêneros distinguidos como: um vídeo-ficção experimental e outro, um vídeo-documentário institucional. Aborda a produção de vídeos no âmbito de uma escola pública, partindo da concepção da pesquisa como prática social tendo como aporte teórico os estudos da cultura, da arte e da tecnologia como ação coletiva, com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem. Nesta pesquisa o estudo se concentra na prática de fazer vídeos por um grupo de alunos de uma escola pública, com o objetivo de encontrar algumas evidências das implicações geradas por tal prática como construção simbólica e ruptura de determinadas situações impostas pelo cotidiano compreendendo-a como um ato cultural complexo e transformador. Por que essas pessoas fazem vídeos? Como se dá esta prática nestas circunstâncias? Como se dá este processo de construção cultural simbólica? Entre as evidências encontradas figuram a busca pela inserção social, e a ampliação da reflexão crítica, quando as pessoas envolvidas na prática passaram a questionar suas posições na construção de suas identidades, reflexo e refração do contexto em que estão imersas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectGravações de vídeo - Produção e direção-
Palavras-chave: dc.subjectCinema na educação-
Palavras-chave: dc.subjectVideo recordings - Production and direction-
Palavras-chave: dc.subjectMotion pictures in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational films-
Título: dc.titleFazendo vídeos no Colégio Ottília: tecnologia e arte como ação coletiva-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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