Divisão e multiplicação de polinômios com o auxílio de materiais manipuláveis e tecnologias sob o olhar da representação semiótica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCargnin, Claudete-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5336055654190666-
Autor(es): dc.contributorCargnin, Claudete-
Autor(es): dc.contributorBarroso, Mariana Moran-
Autor(es): dc.contributorRocha , Zenaide de Fátima Dante Correia-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Dayane Moara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:24:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:24:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651858-
Descrição: dc.descriptionThis research goal is the evaluation of a didactic sequence supported in manipulable materials and online activities to work with polynomials multiplication and division operation, in order to facilitate these concepts learning. Therefore, it aimed answer the following research question: “Work with stations envolving Manipulative Material (MM) and online activities facilitate the learning of polynomials multiplication and division concept?”. The activities were implemented in an 8th grade group at an Elementary School, which contained 8 students, at a school of private system, in the municipality of Campo Mourão, in Paraná State, during the month of June, in the year of 2018. The tasks were prepared to a Hybrid Teaching environment and analyzed based in the Registers of Semiotic Representation Theory (TRSR) by Raymond Duval. In it was used resolutions, tests, questionnaires, as well dialogs registered in a diary writing, as data collection tools. The data analysis indicated the activities contributed to students’ achievement about properties and algorithms, some of them were unexpected, as the method deduction about the polynomials division sign. The students’ answers revealed encouragement to perform the activities and they argued about the MM, with it, they reached learning in a dynamic and more easily way. Furthermore, we realized difficulties with the algebraic representation and natural language, having, in some questions, better results with the figural representation. After the implementation and data analysis, the activities were redone, and they compose an educational product associated to this essay, entitled “Activities for polynomials multiplication and division starting with rectangles area” (Appendix C in this essay), designed to teachers who are interested in working with this content in a most dynamic way.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve por objetivo avaliar uma sequência didática apoiada em materiais manipuláveis e atividades on-line para trabalhar as operações de multiplicação e divisão de polinômios, a fim de favorecer a aprendizagem destes conceitos. Para tanto, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Trabalhar com estações envolvendo Material Manipulável (MM) e atividades on-line favorece a aprendizagem dos conceitos de multiplicação e divisão de polinômios?”. As atividades foram aplicadas em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental com 8 alunos, de uma escola da rede particular de ensino, do município de Campo Mourão, Paraná, durante o mês de junho de 2018. As tarefas foram pensadas para um ambiente de Ensino Híbrido e analisadas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval. Foram utilizadas resoluções, avaliações, questionários, bem como diálogos registrados num diário de campo, como instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados indicou que as atividades contribuíram para que os alunos chegassem a propriedades e algoritmos, algumas inesperadas, como a dedução do método das chaves para divisão de polinômios. As respostas dos alunos mostraram ânimo para realizar as atividades e argumentaram que com o MM conseguiram aprender de forma mais dinâmica e com mais facilidade. Além disso, percebeu-se dificuldade com a representação algébrica e língua natural, tendo, em algumas questões, melhores resultados com a representação figural. Após a aplicação e análise de dados, as atividades foram reformuladas, e compõem o produto educacional relativo a essa dissertação, intitulado “Atividades para Multiplicação e Divisão de Polinômios a partir da área de retângulos” (Apêndice C desta dissertação), destinado a professores interessados em trabalhar esse assunto de modo mais dinâmico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectAlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectFundamental education-
Palavras-chave: dc.subjectBlended learning-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleDivisão e multiplicação de polinômios com o auxílio de materiais manipuláveis e tecnologias sob o olhar da representação semiótica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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