Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Andriele de Prá | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alline Mikaela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:24:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:24:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651842 | - |
Descrição: dc.description | The work presented here is the result of desk research, in which the textbook was used as a source for conducting a content analysis . The objective was to investigate the representation of women in public textbook history of the state of Paraná. The research is justified by the importance of discussing the history of women in the history of mankind, as well as understanding the representation of female identity constructed in the textbook, which sets up an important methodological tool in the teaching of history in schools. It presents the concept of gender, identity and representation and problematize the textbook as an ideological and cultural instrument and the presence of women in historiography. The final chapter is an analysis of the contemplated contents on the history of women interpreted the lights of the representation of female identity. | - |
Descrição: dc.description | O Trabalho ora apresentado é resultado de uma pesquisa documental, em que o livro didático foi tomado como fonte para a realização de uma análise de conteúdo.O objetivo foi investigar a representação da mulher no livro didático público de História do estado do Paraná. A pesquisa justifica-se pela importância de se discutir a história das mulheres na história da humanidade, bem como compreender a representação da identidade feminina construída no livro didático, que se configura em um instrumento metodológico importante no ensino de história no ambiente escolar. Apresenta-se o conceito de gênero, identidade e representação e problematizamos o livro didático enquanto instrumento ideológico e cultural bem como a presença da mulher na historiografia. No capítulo final é contemplada uma análise dos conteúdos apresentados sobre a história das mulheres interpretados às luzes da representação da identidade feminina. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Influências tendenciosas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbook bias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Content analysis (Communication) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | A representação da mulher no livro didático de história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: