Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Marcele-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.contributorTavares, Marcele-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9420-8536-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1845347041325856-
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-5845-1619-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3250673949753067-
Autor(es): dc.creatorWeber, Talita Canassa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:24:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:24:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651828-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Contexto híbrido avaliativo.-
Descrição: dc.descriptionThis research discusses a possible articulation of formative assessment with summative assessment. The discussion was developed through the presentation of theoretical aspects about formative assessment and summative assessment for a conceptual clarification. Based on this clarification, three practical experiences were developed: Two­Phase Test, applied to a second­year high school class from a private school in Londrina­PR; Group Test, also applied in the second year of high school class at an indigenous school in Ortigueira­PR, and the Take­Home Test, applied in the third year of high school class at a state school in Londrina­PR. The results, qualitative from an interpretive analysis, show that an articulation of summative assessment with formative assessment can be a way for school assessment to subsidize the learning processes, it can bring more training actions to the classroom floor and signify the sum in a manner pertinent to learning. Through the experiments analyzed in the light of the theoretical aspects presented and guided by elements of an evaluation process: Feedback, Analysis of Written Production, Device and Regulation, the formative and summative evaluation were articulated in a common purpose: learning. Some actions were considered important to favor and strengthen this process so that more training actions are present in the classroom: research and negotiation, combined with the practice of feedback, and Analysis of written production. The Educational Product resulting from the research is a theoretical text that contains a proposal for an evaluative context based on a possible articulation of summative and formative assessment, so that school assessment is increasingly at the service of learning and favoring more democratic and less unfair school systems .-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa discute uma possível articulação da avaliação formativa com avaliação somativa. A discussão foi desenvolvida por meio da apresentação de aspectos teóricos acerca da avaliação formativa e da avaliação somativa para uma clarificação conceitual. Com base nessa clarificação, desenvolveram-se três experiências práticas: Prova em Duas Fases, aplicada em turma do segundo ano do Ensino Médio de escola particular de Londrina­PR; Prova em Grupo, aplicada também em turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola indígena de Ortigueira­PR, e Prova de Levar para Casa, aplicada em turma de terceiro ano do Ensino Médio de escola estadual de Londrina­PR. Os resultados, qualitativos a partir de uma análise interpretativa, evidenciam que uma articulação da avaliação somativa com a avaliação formativa pode ser um caminho para a avaliação escolar subsidiar os processos de aprendizagem, pode trazer à tona mais ações formativas para o chão da sala de aula e significar o somativo de modo pertinente à aprendizagem. Por meio dos experimentos analisados à luz dos aspectos teóricos apresentados e norteados por elementos de um processo de avaliação: Feedback, Análise da Produção Escrita, Dispositivo e Regulação, a avaliação formativa e a somativa articularam­se em um propósito comum: a aprendizagem. Algumas ações foram consideradas importantes para favorecer e fortalecer esse processo de modo que mais ações formativas estejam presentes em sala de aula: investigação e negociação, aliadas à prática de feedback, e Análise da produção escrita. O Produto Educacional oriundo da pesquisa é um texto teórico que contém uma proposta de contexto avaliativo baseada em uma possível articulação da avaliação somativa e formativa, para que a avaliação escolar seja cada vez mais ao serviço das aprendizagens e favorecendo sistemas escolares mais democráticos e menos injustos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Potential Assessment Device-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleArticulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática-
Título: dc.titleArticulation of summary assessment with formative assessment in mathematics classes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.