Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Justulin, Andresa Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Minato, Nádia Schimomukai | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:24:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:24:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7400 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651807 | - |
Descrição: dc.description | Difficulty and lack of interest in mathematics are commonly reported by many students. In order to help students build their mathematical knowledge, teachers seek means by which they can make teaching more attractive and satisfying. The aim of this work was to create written production analysis tasks for teaching the concept of geometric progression. For the construction of the tasks, studies were carried out in the literature, being a thesis and a master's thesis that deal with written production analysis as a teaching strategy. Then a list of tasks was applied to high school graduates, with the objective of providing written productions for later analysis and product development. With these productions, 12 tasks were elaborated that can be used by teachers in the teaching geometric progressions. | - |
Descrição: dc.description | A dificuldade e o desinteresse pela matemática são comumente relatados por muitos estudantes. A fim de ajudar os alunos a construírem seus conhecimentos matemáticos, professores procuram meios pelos quais possam tornar o ensino mais atraente e satisfatório. A partir destas considerações, o objetivo deste trabalho foi construir tarefas de análise da produção escrita para uma proposta de ensino do conteúdo de progressão geométrica. Para a construção das tarefas, foram realizados estudos na literatura, sendo uma tese e uma dissertação de mestrado que tratam sobre a análise da produção escrita como estratégia de ensino os principais referenciais estudados. Em seguida, uma lista de tarefas foi aplicada a alunos concluintes do ensino médio, com o objetivo de fornecer produções escritas para, posteriormente serem analisadas e servirem de produto para elaboração das tarefas. Com essas produções, foram elaboradas 12 tarefas que podem ser utilizadas pelos professores no ensino do conteúdo de progressões geométricas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Written communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de progressões geométricas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: