A ocorrência de inferências em questões de vestibulares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorNunes, Paula Ávila-
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mabelle Soldatelli da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:24:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:24:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27117-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651774-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes to verify how inferential processes are explored in objective questions of the entrance exams at UFPR, Unicamp and Fuvest, from the 2018, 2019 and 2020 selection processes, under a semantic-pragmatic perspective. It is considered that the questions of selection processes offer indicative models of the adequate student’s reading level after the formation of basic education; also, they can be used as material for linguistic analysis in the classroom. Thus, the theoretical research starts from a presentation on the formation of deep reading, based on Wolf (2019), and textual comprehension, based on Marcuschi (2008). Next, the topic of inferences is presented, based on Liberato and Fulgêncio (2010), who support the need to mobilize non-visible information to compose the meaning of a text. The Semantics and Pragmatics literature categorizes inferences into entailment, presupposition and implicature, concepts presented according to Cançado (2008) and Costa (2009). After exposing these concepts, this study discusses two questions from the UERJ entrance exam, classified by the institution’s board as inferential. The corpus is composed by one question from the entrance exam of each university to carry out the analysis. Afterwards, the general panorama regarding the presence of inferences is commented on. We start from the hypothesis that the entailments and presuppositions would be more explored than the implicatures, because the questions of the entrance exams must be based on textual elements. The results show that, despite the implicatures and presuppositions being required, there is a greater occurrence of entailments for the resolution of the questions.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe a verificação de como os processos inferenciais são explorados em questões objetivas dos vestibulares da UFPR, Unicamp e Fuvest, dos processos seletivos de 2018, 2019 e 2020, sob uma perspectiva semântico-pragmática. Considera-se que as questões de processos seletivos oferecem modelos indicativos do nível de leitura adequado após a formação do ensino básico; também, podem ser materiais para análise linguística em sala de aula. Assim, a pesquisa teórica parte de uma apresentação sobre a formação da leitura profunda, com base em Wolf (2019), e da compreensão textual, a partir de Marcuschi (2008). Na sequência, apresenta-se o tópico das inferências, a partir de Liberato e Fulgêncio (2010), que sustentam a necessidade de mobilizar informações não visíveis para compor o sentido de um texto. A literatura da Semântica e Pragmática categoriza as inferências em acarretamento, pressuposição e implicatura, conceitos apresentados segundo Cançado (2008) e Costa (2009). Após a exposição desses conceitos, são comentadas duas questões do vestibular da UERJ, classificadas pela banca da instituição como inferenciais. Em relação ao corpus, optou-se por selecionar uma questão de cada instituição para apresentação da análise. Depois, comenta-se sobre o panorama geral a respeito da presença das inferências. Partiu-se da hipótese de que os acarretamentos e as pressuposições serão mais explorados do que as implicaturas, pois as questões dos vestibulares devem ser baseadas em elementos textuais. Os resultados mostram que, apesar das implicaturas e pressuposições serem requisitadas, há uma ocorrência maior de acarretamentos para a resolução das questões.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInferência (Lógica)-
Palavras-chave: dc.subjectPressuposição (Lógica)-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Vestibular-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Semântica-
Palavras-chave: dc.subjectInference-
Palavras-chave: dc.subjectPresupposition (Logic)-
Palavras-chave: dc.subjectUniversities and colleges - Entrance examinations-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Semantics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA ocorrência de inferências em questões de vestibulares-
Título: dc.titleThe occurrence of inferences in university entrance exams-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.