Estudo de conceitos básicos dos estados da matéria a partir de simulação virtual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPletsch, Adelmo Lowe-
Autor(es): dc.contributorPletsch, Adelmo Lowe-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSouza, Josiane Araujo de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Francieli Gonçalves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651772-
Descrição: dc.descriptionSeveral researchers in the field of education have signaled, as proposals, methodologies that oppose the traditional way of teaching, not that the traditional model of education should be abolished, but complemented with other forms of education. The use of simulators is an option to make the class more attractive and dynamic, creating a scenario for the students' participation in an active and reflexive way, taking into account the constructivist line of teaching. However, simulators may be effective technological tools as long as they are applied correctly. Therefore, a proposal was developed that consisted of an application of a didactic sequence with the use of simulator, available on the website: https://phet.colorado.edu/en_en/simulation/legacy/states-of-matter, a software made available free and online, developed by the Technology in Teaching Physics (PhET) project of the University of Colorado to the students of the 6th grade of the group A of a private school in Campo Mourão / Pr. It consisted of a bibliographical and field research. The presentation of the content was made by the teacher of the class and after, application of the didactic sequence through the manipulation of the physical states of the water, using the simulator and discussion of the results among the students. This done, to answer the following question that involved the general objective of this work: is the use of simulator in the classroom an instrument to facilitate learning? The results indicated that the simulator can and should be used as an auxiliary tool in teaching, since its application with the students showed a satisfactory progress in the teaching / learning process.-
Descrição: dc.descriptionDiversos pesquisadores da área da educação têm sinalizado, como propostas, metodologias que se contrapõem a forma tradicional de ensino, não que o modelo tradicional de ensino deva ser abolido, mas complementado com outras formas de ensino. O uso de simuladores é uma opção para tornar a aula mais atrativa e dinâmica, criando um cenário para a participação dos alunos de modo ativo e reflexivo, atendendo à linha construtivista de ensino. No entanto, os simuladores poderão ser ferramentas tecnológicas eficazes desde que seja aplicada de maneira correta. Por isso, foi desenvolvida uma proposta que consistiu em uma aplicação de uma sequência didática com uso de simulador, disponível no site: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/states-of-matter, um software disponibilizado na forma gratuita e online, desenvolvido pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado aos alunos do 6º ano da turma A de uma rede particular de ensino de Campo Mourão/Pr. Consistiu em uma pesquisa bibliográfica e de campo. A apresentação do conteúdo foi feita pelo professor da turma e após, aplicação da sequência didática através da manipulação dos estados físicos da água, utilizando o simulador e discussão dos resultados entre os alunos. Isto feito, para atender a seguinte pergunta que envolvia o objetivo geral deste trabalho: o uso de simulador em sala de aula é um instrumento facilitador da aprendizagem? Os resultados indicaram que o simulador pode e deve ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino, pois a sua aplicação com os alunos demonstrou um progresso satisfatório no processo de ensino/aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software-
Palavras-chave: dc.subjectWater-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEstudo de conceitos básicos dos estados da matéria a partir de simulação virtual-
Título: dc.titleStudy of basic concepts of the states of matter from virtual simulation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.