Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4238962623790586 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedroso, Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor | Picinin, Claudia Tania | - |
Autor(es): dc.contributor | Yoshino, Rui Tadashi | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Herrera, Daniel Hernando Prieto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2575 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651759 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this investigation is to analyze the Mechanisms for Transfers of Technologies (MTT), these are efficient and influence the interaction of university, industry, and government. To explore this investigation, it implies the analysis of hypothetical elements that are general and particular for both of the institutions of education superior in studies UPTC - Colombia and UTFPR - Brazil. In practical terms, this step in the process is done with a descriptive investigation and exploratory in the sense that it applies interviews and surveys or facilitate information that is imperative with the objectives that are being traced. The results shown on the application of the final survey were 49 MTT, more efficient in the process of interaction in the university-industry, out of which 17 were presented at UPTC in the UTFPR 21, and 11 common in both universities. As you can see, 28% of the most efficient mechanisms are in place at UTFPR over those at at UPTC that has 21%. Out of those 82 mechanisms in the survey, 27% have low impact and 13% are unknown by either institution. To fulfill the objectives, second hand sources of information were used, that are found in the bibliography, some of these include investigations, magazines, and other publications regarding this topic, and information found on the website of each institution. What is looked for by doing this comparison is to identify the MTT that make the university interaction industry a better process. By finding the differences between the models of TT within the higher-level education institutions, a more elaborate model can be created that can represent the TT more efficiently. As a result, a graphic will be presented, that can be used to guide the analysis and discussions of the results of the most efficient mechanisms within the theoretical references that are available in the EIS study. | - |
Descrição: dc.description | Capes | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os Mecanismos de Transferência de Tecnologia (MTT), eficientes que influenciam no processo de interação Universidade - Indústria - Governo (UIG). O desenvolvimento desta pesquisa implica na análise de elementos teóricos, gerais e particulares para as duas IES em estudo UPTC - Colômbia e UTFPR - Brasil. Em termos práticos, a etapa é realizada com uma pesquisa descritiva e exploratória aplicando entrevistas e questionários que facilitam informações empiricamente pertinentes que permitam aprofundar na direção da consecução dos objetivos traçados. Os resultados, que mostram a aplicação do questionário final foram 49 MTT mais eficiente no processo de interação Universidade - Industria, dos quais 17 estão presentes na UPTC, a UTFPR 21 e 11 comuns às duas universidades, como podemos ver 28% dos mecanismos mais eficientes estão na UTFPR, acima da UPTC que tem 21% deles, dos 82 mecanismos incluídos no questionário, 27% são de baixo impacto e 13% não são conhecidos por nenhuma instituição. Para cumprir com os objetivos, foram utilizadas as fontes de informações secundárias disponíveis, que são encontradas no material bibliográfico, editais de pesquisa, revistas, publicações sobre o tema e as informações contidas no site de cada instituição. O que se busca ao realizar esta comparação é identificar os MTT que fazem da interação UI um processo mais eficiente, encontrando as diferenças dos modelos de TT entre as instituições de educação superior, para elaborar um modelo conjunto que represente os MTT mais eficientes. Como resultado apresenta um gráfico servindo de orientação para análise e discussão de todos os mecanismos mais eficientes dentro do referencial teórico que são disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) em estudo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industry and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology transfer | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Produção | - |
Título: dc.title | Mecanismos de transferência de tecnologia nas universidades tecnológicas: comparação do modelo brasileiro e colombiano | - |
Título: dc.title | Mechanisms of technology transfer in technological universities: comparison of the Brazilian and Colombian model | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: