A lenda do boitatá e o ensino de hidrocarbonetos no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBudziak-Fukamachi, Cristiane Regina-
Autor(es): dc.creatorDalpasquale, Mariane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651754-
Descrição: dc.descriptionOrganic chemistry is of great importance to the basic curriculum of students in high school, moreover, is a fundamental part of any living human being, because it is essential to understand from news to everyday information to the functioning of our body by producing urea and glucose, for example. A proposal to improve the teaching - learning was to develop an alternative methodology that could be used to complement the current teaching that emphasizes the theory, used by many teachers and sees alternative methodologies that involve different activities as a supplement at the end of the year . For this, we did a survey of data in a single public school in the city of Pato Branco, Paraná state, with two classes of third year of high school. The methodology was applied and the data obtained it was proven effective and significant contribution to this teaching method suitable for the increase in the percentage of correct classes, thus verifying that the alternative methodology assists and collaborates in the teaching of hydrocarbons in high school.-
Descrição: dc.descriptionA química orgânica é de grande importância para o currículo escolar básico dos alunos no Ensino Médio, além disso, é parte fundamental da vivência de qualquer ser humano, pois ela é essencial para entendermos desde notícias corriqueiras de informativos até o funcionamento do nosso corpo pela produção de uréia e glicose, por exemplo. Uma proposta para melhorar o ensino – aprendizagem foi desenvolver uma metodologia alternativa que pudesse ser utilizada como complemento para o ensino atual que valoriza a teoria, utilizado por grande parte dos professores e encara as metodologias alternativas que envolvem atividades diferenciadas como um suplemento no final do ano. Para isso se fez um levantamento de dados em um único colégio público da cidade de Pato Branco no estado do Paraná, com duas turmas do terceiro ano do ensino médio. Foi aplicada a metodologia e com os dados obtidos, ficou comprovada a contribuição eficiente e significativa desse método de ensino pelo aumento satisfatório no percentual de acertos das turmas, verificando dessa forma que a metodologia alternativa auxilia e colabora no ensino de hidrocarbonetos no ensino médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectHidrocarbonetos-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectHydrocarbons-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry (High school)-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleA lenda do boitatá e o ensino de hidrocarbonetos no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.