Guia de práticas colaborativas aplicadas ao ensino à distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marilia Abrahão-
Autor(es): dc.creatorFrança, Danielle Lapola de-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Rafael de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651748-
Descrição: dc.descriptionIn recent decades the access to education had its scenario changed with the advent of constant evolution of information and communication technologies (ICTs). These allowed greater democratization in education as contributing to the area of distance education (EAD), through virtual learning environments (VLEs), applying new forms of interaction and dissemination of knowledge. Proper use of these virtual environments can provide a learning process in which students have autonomy and are motivated to generate positive results in relation to acquire knowledge. However, the poor organization and lack of planning regarding the use of the tools available at AVA can cause the opposite of the desired effect, damaging the school, making it confusing and stressful for the student. The purpose of this course conclusion work is to propose guidelines for collaborative practices that permit the use of distance learning Moodle tool in UTFPR more effectively through broader use of its features, designed to further exploitation of students and teachers in as a whole and also the diversity of available resources in a VLE environment.-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas o acesso à educação teve seu cenário modificado com o advento da constante evolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Estas possibilitaram uma maior democratização no ensino na medida que contribuem com a área da educação a distância (EAD), através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), aplicando suas novas formas de interação e disseminação do conhecimento. O uso adequado destes ambientes virtuais pode oferecer uma aprendizagem na qual os discentes tenham autonomia e se sintam motivados a gerar resultados positivos em relação a obtenção do conhecimento. Contudo a má organização e falta de planejamento no que diz respeito a utilização das ferramentas disponíveis pelo AVA podem causar um efeito contrário ao desejado, prejudicando o ensino, o tornando confuso e desgastante para o estudante. O propósito deste trabalho de conclusão de curso é propor diretrizes embasadas em práticas colaborativas que possibilitem a utilização da ferramenta Moodle, como auxílio ao ensino presencial na UTFPR, de maneira mais eficiente por meio do uso mais abrangente de suas funcionalidades, visando um maior aproveitamento dos discentes e docentes na sua totalidade e também da diversidade de recursos disponíveis em um ambiente AVA. O cenário atual de utilização do Moodle será analisado sob os aspectos acima citados, sendo possível assim propor diretrizes que possibilitem o uso deste AVA com base em conceitos de aprendizagem colaborativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Sistemas de Informação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais compartilhados-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de computação-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectShared virtual environments-
Palavras-chave: dc.subjectComputer systems-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO-
Título: dc.titleGuia de práticas colaborativas aplicadas ao ensino à distância-
Título: dc.titleGuide to collaborative practices applied to distance learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.