Avaliação da viabilidade financeira de projetos com utilização do asfalto-borracha em relação ao asfalto convencional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Adauto José Miranda de-
Autor(es): dc.contributorNagalli, André-
Autor(es): dc.creatorSanches, Felipe Gustavo-
Autor(es): dc.creatorGrandini, Fernando Henrique Bueno-
Autor(es): dc.creatorBaierle Junior, Orlei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651747-
Descrição: dc.descriptionThe present work pretends to contribute to a better understanding of the use of residue rubber tires as an input for paving within the civil engineering, to help to a better performance of asphalt pavements, as well as giving an environmentally appropriate destination for old tires. The desirability of providing an ecological adequate disposal to waste tires and improvement technique that combines the asphalt binder, with its modification provided by rubber, are the great motivators of using this type of ligand. It is known that an asphalt mixture should not present inadequate amount of ligand, as a lack or excess asphalt are usually the cause of defects that appear in surface. These defect provide a low-end performance of the pavement, which should always provide comfort, security and cost savings for users. Some problems can also arise because of low quality materials. Based on this context, this works pretends to analyze the advantages and disadvantages of using this material and evaluate the technical viability of this use. In a comparative study with projects carried out with conventional asphalt, application of rubberized asphalt proved to be more financially viable in long term.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão do uso do resíduo da borracha de pneus como insumo de pavimentação dentro da engenharia civil, auxiliar para um melhor desempenho de pavimentos asfálticos, além de dar uma destinação ambientalmente adequada aos pneus velhos. A conveniência ecológica de proporcionar uma destinação adequada aos pneus inservíveis e a melhoria técnica que o ligante asfáltico agrega, com sua modificação proporcionada pela borracha, são os grandes motivadores da utilização deste tipo de ligante. Sabe-se que uma mistura asfáltica não deve apresentar quantidade inadequada de ligante, pois a falta ou o excesso de asfalto geralmente são a causa de defeitos que surgem na superfície do pavimento. Essas patologias acabam proporcionando um baixo desempenho do pavimento, que deve sempre fornecer conforto, segurança e economia para os usuários. Alguns problemas podem surgir também em função de materiais de baixa qualidade. Baseado neste contexto, o trabalho pretende analisar as vantagens e desvantagens da utilização deste material e avaliar tecnicamente a viabilidade deste uso. Em um comparativo com projetos realizados com o asfalto convencional, a aplicação do asfalto borracha mostrou-se financeiramente mais viável à longo prazo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Palavras-chave: dc.subjectPavimentos de asfalto-
Palavras-chave: dc.subjectAsfalto-
Palavras-chave: dc.subjectPavimentos-
Palavras-chave: dc.subjectPavements, Asphalt-
Palavras-chave: dc.subjectAsphalt-
Palavras-chave: dc.subjectPavements-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção Civil-
Título: dc.titleAvaliação da viabilidade financeira de projetos com utilização do asfalto-borracha em relação ao asfalto convencional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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