Modelos teóricos educacionais: uma aplicação no ensino de ciências na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuss, Lenisse Isabel-
Autor(es): dc.creatorCecato, Eunice Ribeiro dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651737-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to investigate whether Paulo Freire's liberating education with emphasis on dialogical categories questioning and, guided in activities related to the subject for Science Education from Early Childhood Education enable the child to observe, experiment, reflect on the facts that emerge from their daily lives provide them conditions to do implementation of common sense to scientific knowledge. And if it really is possible, how this action can contribute for the man realize himself as completion as a historical responsible for the transformation of society. To observe and analyze this problem, besides the literature about Paulo Freire´s assumptions and other authors who comment about the subject, it was proposed to build a terrarium with the students. So from the daily interaction and observation performed by the students and teacher, was generated data from exploratory research. So, it was concluded that the pedagogical work that has as starting point the students' prior knowledge, through activities that allow them to observe and experience providing moments of collective reflection, exchange of knowledge among all those involved in the learning process, mediated by a methodology based on dialogue and questioning, provides students the conditions for the building of necessary tools for the total exercise of citizenship, among, the minimum basic training in science is required.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetivou investigar se a educação libertadora de Paulo Freire, com ênfase nas categorias dialogicidade e problematização, pautadas em atividades relacionadas aos conteúdos do Ensino de Ciências, que desde a educação infantil possibilitam à criança observar, experimentar, refletir sobre os fatos que emergem de seu cotidiano, proporciona-lhes condições de fazer a transposição do senso comum ao conhecimento científico. E se isso realmente é possível, como esta ação vem contribuir para que o homem perceba-se como sujeito histórico, responsável pela transformação da sociedade. Para que fosse possível analisar tal problemática, além da pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos de Paulo Freire e outros autores que tratam do tema em questão, foi proposta a construção de um terrário com os alunos. Assim, a partir daí, a observação e interação cotidiana, realizada pelos alunos e pela professora, gerou os dados da pesquisa exploratória. Concluiu-se que o trabalho pedagógico, que tem como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, suscitados por atividades que permitam observar e experimentar, proporcionando momentos de reflexão coletiva, troca de saberes entre todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, mediados por uma metodologia pautada no diálogo e problematização, proporciona ao aluno as condições para a construção dos conhecimentos necessários para o exercício pleno da cidadania, dentre eles, o mínimo de formação básica em Ciências se faz necessário.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectMudança social-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectSocial change-
Palavras-chave: dc.subjectCritical pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleModelos teóricos educacionais: uma aplicação no ensino de ciências na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.