Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alípio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alípio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alípio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alípio Cortes | - |
Autor(es): dc.creator | Bastiani, Rafael De | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651693 | - |
Descrição: dc.description | Diante da disseminação do uso de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Dentre as tecnologias modernas presentes ( ou não)nos espaços escolares, os recursos multimídia podem ser uma forma c esforço de ensinar. Defendidos por alguns e criticados por outros, estes artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos e analisados em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado do aluno quanto do próprio professor. No caso da disciplina da Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. A ideia motivadora da pesquisa foi que, tendo em vista as dificuldades comumente atribuídas ao ensino das Ciências Exatas, aulas mais dinâmicas e práticas podem facilitar o aprendizado dos estudantes, e para isto ´podem ser usadas ferramentas computacionais variadas. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia apropriada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Appropriate technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audio-visual materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática - ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: