Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schvirck, Eliandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Schvirck, Eliandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoluzzi, Sandro César | - |
Autor(es): dc.contributor | Schlickmann, Andressa | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Adrieli Fermino | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Arison Cardoso Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651679 | - |
Descrição: dc.description | Whereas people are influenced daily by the environment in which they operate, the objective of this study was to determine whether the graduates of Accounting Sciences from the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco and Pato Branco College (FADEP) present behavioral changes in relation to their investment decisions when exposed to groupthink and herd effects. The work is characterized as explanatory and presents a qualitative and quantitative approach. Data collection was performed by means of an experiment based on the questionnaires, with 52 volunteers, half of the participants for each year studied. 1st year of UTFPR and 1 FADEP period were analyzed for control group responses, because according to the curriculum both did not have matters related to the financial market in the year entered. The 3rd year of UTFPR and 5th FADEP period were also analyzed, as already owned material on the financial market, so theoretically because the information they hold the results may change when compared to the 1st year. The results of this research indicate that the freshmen students in educational institutions were more influenced in two effects, compared to its veterans, 73% against 56% in groupthink effect and 69% against 62% in the herd effect, respectively. | - |
Descrição: dc.description | Considerando que as pessoas sofrem influências diariamente pelo meio em que estão inseridas, o objetivo do presente trabalho foi verificar se os graduandos de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Pato Branco e da Faculdade de Pato Branco (FADEP), apresentam mudanças comportamentais em relação às suas decisões de investimento quando expostos aos efeitos groupthink e manada. O trabalho caracteriza-se como explicativo e apresenta uma abordagem qualitativa-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um experimento baseado em questionários aplicados, tendo 52 voluntários, sendo metade dos participantes para cada ano estudado. Foram analisados o 1º ano da UTFPR e 1º período da FADEP para obter respostas de grupo de controle, pois segundo a grade curricular ambos não tiveram matéria relacionada ao mercado financeiro no ano que ingressaram. O 3º ano da UTFPR e o 5º período da FADEP também foram analisados, pois, já possuíram matéria sobre mercado financeiro, de modo que teoricamente devido as informações que eles detêm os resultados podem sofrer alterações quando comparado ao 1º ano. Os resultados desta pesquisa indicam que, os acadêmicos recém-ingressos nas instituições de ensino foram mais influenciados nos dois efeitos, se comparado com seus veteranos, sendo 73% contra 56% no efeito groupthink e 69% contra 62% no efeito manada, respectivamente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investidores (Finanças) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finance, Personal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Floor traders (Finance) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | - |
Título: dc.title | Finanças comportamentais: um estudo sobre os efeitos groupthink e manada com acadêmicos de Ciências Contábeis | - |
Título: dc.title | Behavioral finance: a study of groupthink and herd effects with academics in accounting sciences | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: