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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Sena, Claudio da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18859 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651652 | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to give a overview of the teaching of grammar in Brazil in the last decades and to investigate the theoretical and methodological assumptions of the teaching of grammar of the mother tongue in elementary education II, especially through linguistic analysis practices. For this, a bibliographic research was carried out based on the studies of Mendonça (2006), Antunes (2007), Kemiac and Araújo (2010) and documentary from official Brazilian teaching documents (BRASIL, 1999, 2017). Initially, it describes the conceptions and assumptions of normative teaching through the bias of traditional grammar. Then, it is necessary to approach the presuppositions of linguistic analysis, reflective practice, which marked the beginning of a change of approach, since it was from the democratization of teaching and the evolution of scientific research in the areas of linguistics, sociolinguistics, psycholinguistics and discourse analysis that this framework began to be modified. It is, finally and more emphatically, the teaching of grammar - linguistic / semiotic analysis - in the Curricular Common Base (BNCC), a document published at the end of 2017. The study shows that, in recent years, literature and official guidelines have been trying to change paradigms in language teaching, emphasizing the need for analytical-reflective work. | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia tem como objetivo realizar um panorama acerca do ensino de gramática no Brasil nas últimas décadas e investigar os pressupostos teóricometodológicos do ensino de gramática da língua materna no ensino fundamental II, especialmente por meio de práticas de análise linguística. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Mendonça (2006), Antunes (2007), Kemiac e Araújo (2010) e documental a partir dos documentos oficiais de ensino brasileiro (BRASIL, 1999, 2017). Inicialmente, descreve as concepções e os pressupostos do ensino de normativo pelo viés da gramática tradicional. Em seguida, passa-se a abordar os pressupostos da análise linguística, prática de caráter reflexivo, que marcou o início de uma mudança de abordagem, pois foi a partir da democratização do ensino e da evolução das pesquisas científicas nas áreas da linguística, sociolinguística, psicolinguística e análise do discurso que esse quadro começou a ser modificado. Trata-se, por fim e de modo mais enfático, do ensino de gramática – análise linguística/semiótica - na Base Comum Curricular (BNCC), documento publicado no final de 2017. O estudo mostra que, nos últimos anos, a literatura e as diretrizes oficiais vêm se empenhando na tentativa de uma mudança de paradigmas no ensino da língua, enfatizando a necessidade de um trabalho de essência analítico-reflexiva. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramática comparada e geral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grammar, Comparative and general | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic analysis (Linguistics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Do ensino de gramática normativa à análise linguística/semiótica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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