Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Osvaldo Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651651 | - |
Descrição: dc.description | The present work brings together some concepts that point out how the application of the field lessons method can be a very useful strategy in science education and should be recommended for application in the pedagogical work with this discipline.The natural sciences in the school context must be understood on the basis of observation, above all in the way in which knowledge should be built, as well as its relevance in the context of elementary education.The importance of this research is to demonstrate that the method under discussion is concerned with developing an idea of conceptual valuation in the study of sciences, making it more playful, practical, palpable and at the same time providing both the educator, who interacts daily in the exposition of subjects of competence of this area, as for the student, who must experience them, but more significantly the possibilities of understanding the discipline of science, in a didactic approach in the field.The living nature and the exercise contextualized by this praxis, provides insights and readings of the phenomena around us that are approaches to be made in the most varied environments that we can integrate, because the direct contact with the environment certainly enables salutary situations of integration between the learners , facilitating a more direct and efficient pedagogical action., facilitando uma ação pedagógica mais direta e eficiente. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho reúne alguns conceitos que apontam como a aplicação do método das aulas de campo, pode ser uma estratégia bastante útil no ensino de ciências, e que deve ser recomendada para aplicação no trabalho pedagógico com esta disciplina. As ciências naturais no contexto escolar, deve ser compreendida com base na observação, sobretudo no modo de como se deve construir conhecimentos, bem como sua relevância no âmbito do ensino fundamental. A importância desta pesquisa está em demonstrar que o método em discussão se ocupa em desenvolver uma ideia de valorização conceitual ao estudo de ciências tornando-a mais lúdica, prática, palpável e ao mesmo tempo proporcionar tanto ao educador, que interage diariamente na exposição dos assuntos de competência desta área, quanto ao educando, que precisa vivenciá-las, porém de forma mais significativa as possibilidades de compreender a disciplina de ciências, numa abordagem didática de campo. A natureza viva e o exercício contextualizado por esta práxis, proporciona constatações e leituras dos fenômenos à nossa volta que são abordagens para serem feitas nos mais variados ambientes que possamos integrar, pois o contato direto com o meio certamente possibilita situações salutares de integração entre os educandos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo | - |
Título: dc.title | Analysis of the method of the field class as a methodological tool applied to the discipline of science in the classes of elementary education in the second cycle | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: