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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tusset, Angelo Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Tusset, Angelo Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Okida, José Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Janzen, Frederic Conrad | - |
Autor(es): dc.creator | Lenz, Wagner Barth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651628 | - |
Descrição: dc.description | The study analyzes the dynamic vehicle comfort and safety of passengers. These factors are influenced by models of cars, shock absorbers and springs and their parameters used. The vehicle models do not use the stabilizer bar, ignoring the influence of this element. This lack of analysis of this element coupled with the nonlinearities of the vehicle models leads to adding unnecessary drivers. Through the complete car model is proposed to analyze the influence of the addition of the stabilizer bar on vehicle dynamics and the influence of the torsional stiffness of the bar. Analyzing the dynamics of vehicle bodywork, wheels and passenger comfort. The results show that there is a reduction of dislocations of the wheels to boost and step excitation. There is also a reduction of the twist angle of the vehicle, thereby increasing safety. | - |
Descrição: dc.description | O estudo da dinâmica veicular analisa o conforto e a segurança dos passageiros. Esses fatores são influenciados pelos modelos de carros, amortecedores e molas e seus parâmetros utilizados. Os modelos veiculares não utilizam a barra estabilizadora, ignorando a influência desse elemento. Essa falta de análise desse elemento somada com as não linearidades dos modelos veiculares leva a adição de controladores desnecessários. Através do modelo de carro completo propõe-se uma análise da influência da adição da barra estabilizadora na dinâmica veicular e a influência da rigidez torcional da barra. Analisando a dinâmica veicular da carroceria, das rodas e o conforto dos passageiros. Os resultados mostram que há uma redução dos deslocamentos das rodas para excitação impulso e degrau. Também há uma redução do ângulo de torção do veículo, assim aumentado a segurança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes - Trânsito de passageiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança no trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportation - Passenger traffic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic safety | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular | - |
Título: dc.title | Influence of stabilizing bar in vehicle dynamics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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