Educação inclusiva no contexto das licenciaturas em matemática da UTFPR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorPanossian, Maria Lucia-
Autor(es): dc.contributorBridi, Jamile Cristina Ajub-
Autor(es): dc.creatorFerronato, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23709-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651583-
Descrição: dc.descriptionThe research aimed to analyze how the issue of inclusion indicated in the national curriculum guidelines for teacher education (Resolution No. 02/2015) has been incorporated into the pedagogical projects of the degree courses in Mathematics at UTFPR. The increasing enrolment of students with special educational needs in regular schools demands that teachers who are being prepared for basic education know how to teach these students as well as students without special educational needs. This is a documentary study that takes as reference the Brazilian legislation regarding the teaching of students with special needs and the training of the professionals who are in charge of this task. The documentary study included research on the curricular matrices of the Mathematics Degree courses present in the different UTFPR campuses in search of subjects and curricular contents that provide these resources and on other possible activities that help future education professionals in obtaining and appropriation of this knowledge. Were used subjects that somehow deal with Inclusive Education, its workload, menu, objectives and bibliographical references. In order to complement the other possible activities that help in training, a survey was carried out by means of a questionnaire sent to the coordinators of the courses, out of a total of four, two of which answered the questionnaire involving aspects of action such as extension projects, mandatory internships and events within the campuses, in the context of the academic Weeks of the Bachelor’s Degrees in Mathematics. The analysis of the research data was configured in three categories: general aspects of inclusive education; specific aspects of inclusive education in the context of teaching mathematics; complementary aspects, beyond the curricular matrix of the courses.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa teve como objetivo analisar como a questão da inclusão indicada nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores (Resolução N°2/2015) tem sido incorporada nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática da UTFPR. O crescente aumento de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares demanda dos cursos de formação que os professores que estão sendo preparados para a educação básica saibam como ensinar esses alunos tanto quanto os alunos sem necessidades educacionais especiais. Trata-se de um estudo documental, que toma como referência a legislação brasileira no que tange ao ensino de alunos com necessidades especiais e a formação dos profissionais que são encarregados dessa tarefa. O estudo documental contemplou pesquisa nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática presentes nos diferentes campi da UTFPR em busca de disciplinas e conteúdos curriculares que forneçam esses recursos e sobre possíveis demais atividades que ajudem aos futuros profissionais da educação na obtenção e apropriação desses conhecimentos. Foram utilizadas as disciplinas que de alguma forma tratam da Educação Inclusiva, sua carga horária, ementa, objetivos e referências bibliográficas. Para complementar as possíveis demais atividades que ajudem na formação fez-se uma pesquisa por meio de um questionário encaminhado aos coordenadores dos cursos, do total de quatro, sendo que dois responderam ao questionário envolvendo aspectos de atuação como projetos de extensão, estágios obrigatórios e eventos dentro dos campi, no contexto das Semanas acadêmicas das Licenciaturas em Matemática. A análise dos dados de pesquisa foi configurada em três categorias: aspectos gerais da educação inclusiva; aspectos específicos da educação inclusiva no contexto do ensino de matemática; aspectos complementares, para além da matriz curricular dos cursos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEducação inclusiva no contexto das licenciaturas em matemática da UTFPR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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