Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmorim, Mário Lopes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654-
Autor(es): dc.contributorDias, Maria Sara de Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4807954398668607-
Autor(es): dc.contributorMocelin, Márcia Regina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9090961981502357-
Autor(es): dc.contributorBernardim, Márcio Luiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0503194694586499-
Autor(es): dc.contributorAmorim, Mário Lopes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654-
Autor(es): dc.creatorBastos, Stephanie Freires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651562-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this dissertation is to analyze the possibilities of professional qualification for the social transformation of the adolescents who are graduates and in fulfillment of socio-educational measures of community service and / or assisted freedom, based on the case study of a group of the Learning Program entitled Awakening Time. The Project is developed through a partnership signed between the Municipality of Araucária, the Public Ministry of the State of Paraná and a teaching institution that we will call a Keeping Institution to maintain secrecy. It is based on the foundations of historical and dialectical materialism, and it is used as methodology the bibliographical research for the structuring of the theoretical reference, documentary research of the legislation referring to adolescents in fulfillment of socio-educational measures, and instruments of data collection as semi-structured interviews carried out with the adolescents and technical team participating in the Program to carry out the analysis of possible perceptions about the transformation of the social reality of the adolescents in question. We sought to present results about the possibilities of transforming the social reality of the adolescents who participated in the program, as well as verifying the level of schooling and its future perspective. The intention was to understand if the strategy of the development of Learning Program, as a possibility of social interaction in new environments, brought to the adolescent a new perspective of life. It is concluded that the passage through the Project Time of Awakening facilitated to make possible a change in the social reality of the adolescents of socioeducation, in order to compete for non-recurrence in situations that led them to the exercise of socio-educational measures.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo analisar as possibilidades da qualificação profissional para a transformação social dos adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários e/ou liberdade assistida, tomando como base o estudo de caso de uma turma do Programa de Aprendizagem intitulado Tempo de Despertar. O Projeto é desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Prefeitura do Município de Araucária, o Ministério Público do Estado do Paraná e uma instituição de ensino que intitularemos de Instituição Mantenedora para mantermos o sigilo. Apoia-se nos fundamentos do materialismo histórico e dialético, e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para a estruturação do referencial teórico, pesquisa documental da legislação referente a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, e instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas realizadas com os adolescentes e equipe técnica participante do Programa para realizar a análise das possíveis percepções sobre a transformação da realidade social dos adolescentes em questão. Buscou-se apresentar resultados em torno das possibilidades de transformação da realidade social dos adolescentes que participaram do programa, além de verificar o nível de escolaridade e sua perspectiva de futuro. Pretendeu-se compreender se a estratégia do desenvolvimento de Programa de Aprendizagem, como possibilidade de convívio social em novos ambientes, trouxe ao adolescente uma nova perspectiva de vida. Conclui-se que a passagem pelo Projeto Tempo de Despertar contribuiu para tornar possível uma mudança na realidade social dos adolescentes da socioeducação, no sentido de concorrer para a não reincidência em situações que os levaram ao exercício das medidas socioeducativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência a menores - Araucária (PR) - Estudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectQualificações profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectDelinquentes juvenis - Assistência em instituições-
Palavras-chave: dc.subjectDelinquentes juvenis - Reabilitação-
Palavras-chave: dc.subjectServiços correcionais comunitários-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectChild welfare - Araucária (PR) - Case studies-
Palavras-chave: dc.subjectVocational qualifications-
Palavras-chave: dc.subjectOccupational training-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectJuvenile delinquents - Institutional care-
Palavras-chave: dc.subjectJuvenile delinquents - Rehabilitation-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity service (Punishment)-
Palavras-chave: dc.subjectCareer education-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titlePercepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar-
Título: dc.titlePerceptions about the professional qualification for adolescent graduates and in compliance with socio-educational measures of community service delivery or assisted freedom: the project Tempo de Despertar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.