Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Jairo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21051 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651561 | - |
Descrição: dc.description | The following essay deals with the interdisciplinary methodology in the process of teaching and learning in the Adults and Young Adults Education, in the context of seven municipal schools in Telemaco Borba, Parana, Brazil. The research has privileged language as the axis of the interdisciplinary process developed from reading, arts and text production workshops in a project called “Mala da Poesia”. The research is composed of a theoretical foundation, arguing briefly about the education of adults in Brazil; matters that concern the interdisciplinary teaching process and the curriculum of the Adults and Young Adults Education are addressed, along with the research aspects and the methodological procedures, while also conducting the methodological analysis developed by the teachers, based on the statements obtained during the research. It can be noticed that the methodology used here provided not only a good alphabetization, oral language learning, reading, and writing effort, but also made the development of the taste and pleasure for reading possible. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda a metodologia interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no contexto de sete escolas da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba, Paraná. A pesquisa privilegiou a linguagem como eixo do processo interdisciplinar desenvolvido a partir de oficinas de leitura, arte e produção de textos em um projeto denominado Mala da Poesia. A pesquisa é composta por fundamentação teórica, discorre-se brevemente sobre a Educação de adultos no Brasil; abordam-se questões relativas ao processo de ensino interdisciplinar e o currículo da educação de jovens e adultos. Também aborda-se os aspectos da pesquisa e os procedimentos metodológicos, além de realizar-se a análise da metodologia desenvolvida pelas professoras, norteada pelos depoimentos colhidos durante a pesquisa. Percebe que a metodologia utilizada propiciou não só um bom trabalho de alfabetização, aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita, mas também possibilitou o desenvolvimento do gosto e do prazer pelo ato de ler. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A metodologia interdisciplinar na educação de jovens e adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: