A metodologia interdisciplinar na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.creatorJesus, Jairo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21051-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651561-
Descrição: dc.descriptionThe following essay deals with the interdisciplinary methodology in the process of teaching and learning in the Adults and Young Adults Education, in the context of seven municipal schools in Telemaco Borba, Parana, Brazil. The research has privileged language as the axis of the interdisciplinary process developed from reading, arts and text production workshops in a project called “Mala da Poesia”. The research is composed of a theoretical foundation, arguing briefly about the education of adults in Brazil; matters that concern the interdisciplinary teaching process and the curriculum of the Adults and Young Adults Education are addressed, along with the research aspects and the methodological procedures, while also conducting the methodological analysis developed by the teachers, based on the statements obtained during the research. It can be noticed that the methodology used here provided not only a good alphabetization, oral language learning, reading, and writing effort, but also made the development of the taste and pleasure for reading possible.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda a metodologia interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no contexto de sete escolas da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba, Paraná. A pesquisa privilegiou a linguagem como eixo do processo interdisciplinar desenvolvido a partir de oficinas de leitura, arte e produção de textos em um projeto denominado Mala da Poesia. A pesquisa é composta por fundamentação teórica, discorre-se brevemente sobre a Educação de adultos no Brasil; abordam-se questões relativas ao processo de ensino interdisciplinar e o currículo da educação de jovens e adultos. Também aborda-se os aspectos da pesquisa e os procedimentos metodológicos, além de realizar-se a análise da metodologia desenvolvida pelas professoras, norteada pelos depoimentos colhidos durante a pesquisa. Percebe que a metodologia utilizada propiciou não só um bom trabalho de alfabetização, aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita, mas também possibilitou o desenvolvimento do gosto e do prazer pelo ato de ler.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment reading-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA metodologia interdisciplinar na educação de jovens e adultos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.