Minha escola, meu meio: projeto que busca aprimorar a qualidade do meio ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Maria Isabel Reis dos Santos-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Verena Pinto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651553-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyse the relationship between students and the environment of a Municipal school located in Bahia’s seashore, furthermore it discusses the consequences of this relationship in order to think over and find solutions to improve the quality of this environment. In fact, the most ideal evolution process for this school environment must be based on fundamentals of democratic management in schools, holistic education, the four pillars of education and fundamentals of environment education to stimulate and instruct some techniques for the change of habits connect with an excellent management related to physical structure of school and the use of the its spaces. In summary, it was recognized that it is essential to work with environmental education in all levels of education, providing a better students’ awareness of conservation of the school environment. Indeed, the improvement in the school environment will meet the solutions to the main issues that interfere in the pedagogical practice, sensitizing and educating future citizens.-
Descrição: dc.descriptionInstitutos Lactec (Lactec)-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a análise da relação dos educandos com o meio ambiente de uma escola municipal do litoral baiano e a indagação sobre as consequências provenientes dessa relação, a fim de refletir e buscar soluções para o aprimoramento da qualidade do meio ambiente escolar. O processo de evolução para o meio ambiente escolar ideal deve ser baseado nos fundamentos da gestão democrática nas escolas, educação holística, nos quatro pilares da educação e fundamentos da educação ambiental objetivando estimular e instruir artifícios para a mudança da postura de hábitos, associados à gestão de excelência com relação aos aspectos relacionados à estrutura física da escola e utilização dos espaços. Constatou-se que é imprescindível se efetivar a educação ambiental nos diversos níveis de ensino na escola, proporcionando maior conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente escolar. O aprimoramento do meio ambiente escolar atenderá às soluções das principais questões que interferem na evolução da prática pedagógica, sensibilizando e formando futuros cidadãos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGestão Ambiental em Municípios-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA-
Título: dc.titleMinha escola, meu meio: projeto que busca aprimorar a qualidade do meio ambiente escolar-
Título: dc.titleMy school, my environment: Project that seeks to improve the quality of the school environment-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.