Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Winfield, Claudia Marchese | - |
Autor(es): dc.contributor | Winfield, Claudia Marchese | - |
Autor(es): dc.contributor | Camilotti, Camila Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Dassi, Camila Caroline Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14786 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651540 | - |
Descrição: dc.description | Acquiring or developing a second language during in childhood can bring innumerable benefits to the human being, since the main tool of communication in the world is language and it is through language that we interact socially adding various social relations experiences throughout life. Thus, this undergraduate thesis aims to make a bibliographical review on bilingualism and especially the benefits found in acquiring a second language in childhood, later to present the challenges that can be found during this course and to comment on some cognitive and cerebral aspects that involve this process. To reach this goal the research will be based on literature data that refer to the theme. The data will be analyzed in order to understand the contribution of studies on bilingualism in childhood to our society and for future research, reflecting on the advantages and challenges encountered in the acquisition process of a second language, taking into account the individual and social characteristics of each apprentice. | - |
Descrição: dc.description | Adquirir ou desenvolver uma segunda língua durante a infância pode trazer inúmeros benefícios para o ser humano, pois a principal ferramenta da comunicação no mundo é a linguagem e é através dela que interagimos socialmente acrescentando diversas experiências de relações sociais ao longo da vida. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, fazer uma revisão bibliográfica sobre o bilinguismo e, especialmente os benefícios encontrados em adquirir uma segunda língua na infância, posteriormente apresentar os desafios que podem ser encontrados durante esse percurso e comentar sobre aspectos cognitivos e cerebrais que envolvem esse processo. Para atingir esse objetivo a pesquisa se baseará em dados da literatura que se referem ao tema. Os dados serão analisados com a finalidade de perceber a contribuição dos estudos sobre o bilinguismo na infância para nossa sociedade e para pesquisas futuras, refletindo sobre as vantagens e desafios encontrados nos processo de aquisição de uma segunda língua, levando em consideração as características individuais e sociais de cada aprendiz. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingüismo em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguism in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognition in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral | - |
Título: dc.title | The benefits and challenge of childhood bilingualism and cognitive brain development | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: