Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWinfield, Claudia Marchese-
Autor(es): dc.contributorWinfield, Claudia Marchese-
Autor(es): dc.contributorCamilotti, Camila Paula-
Autor(es): dc.contributorEngelbert, Ana Paula Petriu Ferreira-
Autor(es): dc.creatorDassi, Camila Caroline Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14786-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651540-
Descrição: dc.descriptionAcquiring or developing a second language during in childhood can bring innumerable benefits to the human being, since the main tool of communication in the world is language and it is through language that we interact socially adding various social relations experiences throughout life. Thus, this undergraduate thesis aims to make a bibliographical review on bilingualism and especially the benefits found in acquiring a second language in childhood, later to present the challenges that can be found during this course and to comment on some cognitive and cerebral aspects that involve this process. To reach this goal the research will be based on literature data that refer to the theme. The data will be analyzed in order to understand the contribution of studies on bilingualism in childhood to our society and for future research, reflecting on the advantages and challenges encountered in the acquisition process of a second language, taking into account the individual and social characteristics of each apprentice.-
Descrição: dc.descriptionAdquirir ou desenvolver uma segunda língua durante a infância pode trazer inúmeros benefícios para o ser humano, pois a principal ferramenta da comunicação no mundo é a linguagem e é através dela que interagimos socialmente acrescentando diversas experiências de relações sociais ao longo da vida. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, fazer uma revisão bibliográfica sobre o bilinguismo e, especialmente os benefícios encontrados em adquirir uma segunda língua na infância, posteriormente apresentar os desafios que podem ser encontrados durante esse percurso e comentar sobre aspectos cognitivos e cerebrais que envolvem esse processo. Para atingir esse objetivo a pesquisa se baseará em dados da literatura que se referem ao tema. Os dados serão analisados com a finalidade de perceber a contribuição dos estudos sobre o bilinguismo na infância para nossa sociedade e para pesquisas futuras, refletindo sobre as vantagens e desafios encontrados nos processo de aquisição de uma segunda língua, levando em consideração as características individuais e sociais de cada aprendiz.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBilingüismo em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectCognição em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguism in children-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive learning-
Palavras-chave: dc.subjectCognition in children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleOs benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral-
Título: dc.titleThe benefits and challenge of childhood bilingualism and cognitive brain development-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.