Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Marian Sbaraini | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Marcela Sampaio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:23:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:23:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18898 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651507 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa reflete acerca da leitura e escrita dos surdos e como os aspectos de linguagem e da identidade surda podem influenciar no processo de aprendizagem e de inclusão do surdo na sociedade. Considerando que o ambiente linguístico é o de sinais, a dificuldade do professor para atender às necessidades de seus alunos é real e aquilo que constitui sua cultura é, muitas vezes, deixado de lado, como a experiência visual, a Libras, expressões faciais e corporais, ou seja, tudo o que a comunidade surda produz. Considera-se, neste trabalho, que a leitura e a escrita do aluno surdo estão interligadas à identidade que está em constante mudança e com os aspectos de linguagem. Defende-se, portanto, o ponto de vista que para que isso possa acontecer, é preciso que o surdo esteja em contato com a Libras, sua primeira língua, e depois com o português, com a ajuda de professores e tradutores/intérpretes de Libras. Para analisar as dificuldades dos alunos surdos, desenvolveu-se um estudo de caso, com cinco sujeitos surdos, matriculados no Ensino Médio e que frequentam a sala de apoio. As análises de dados apontam para o fato de que o surdo criou barreiras para aquisição da leitura e da escrita, por falta de estratégias de ensino que vão ao encontro das necessidades deles, vinculadas ao fato de que a língua portuguesa não é a sua língua materna, e ainda, que a imagem pode favorecer o conhecimento prévio e, consequentemente, a realização de inferências que favorecem a leitura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Leitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitários | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: