Leitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitários

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Marian Sbaraini-
Autor(es): dc.creatorSouza, Marcela Sampaio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651507-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa reflete acerca da leitura e escrita dos surdos e como os aspectos de linguagem e da identidade surda podem influenciar no processo de aprendizagem e de inclusão do surdo na sociedade. Considerando que o ambiente linguístico é o de sinais, a dificuldade do professor para atender às necessidades de seus alunos é real e aquilo que constitui sua cultura é, muitas vezes, deixado de lado, como a experiência visual, a Libras, expressões faciais e corporais, ou seja, tudo o que a comunidade surda produz. Considera-se, neste trabalho, que a leitura e a escrita do aluno surdo estão interligadas à identidade que está em constante mudança e com os aspectos de linguagem. Defende-se, portanto, o ponto de vista que para que isso possa acontecer, é preciso que o surdo esteja em contato com a Libras, sua primeira língua, e depois com o português, com a ajuda de professores e tradutores/intérpretes de Libras. Para analisar as dificuldades dos alunos surdos, desenvolveu-se um estudo de caso, com cinco sujeitos surdos, matriculados no Ensino Médio e que frequentam a sala de apoio. As análises de dados apontam para o fato de que o surdo criou barreiras para aquisição da leitura e da escrita, por falta de estratégias de ensino que vão ao encontro das necessidades deles, vinculadas ao fato de que a língua portuguesa não é a sua língua materna, e ainda, que a imagem pode favorecer o conhecimento prévio e, consequentemente, a realização de inferências que favorecem a leitura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes surdos-
Palavras-chave: dc.subjectLingua de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf students-
Palavras-chave: dc.subjectSign language-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleLeitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitários-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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