Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Katiane dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:22:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:22:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unicentro.br/handle/123456789/565 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/109 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651124 | - |
Descrição: dc.description | Para entender a Arte dentro do contexto educacional faz-se necessário a apropriação de vários conceitos e significados, o que implica na explicitação da sua dimensão como um dos componentes curriculares. Nesse sentido, o presente documento visa abordar a epistemologia da Arte, seus conteúdos, metodologia e avaliação. O ensino de Arte por muito tempo apresentou-se a partir de um caráter meramente utilitário, onde sua prática era reduzida ao fazer deforma instrumental, sem associação à construção do conhecimento e do desenvolvimento do saber sensível. No contexto contemporâneo, principalmente após a promulgação da Lei 13.278 de 02 de maio de 2016, a qual alterou o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino das quatro linguagens da Arte (Artes visuais, Dança, Música e Teatro) tornou-se obrigatório em todos os níveis da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Portanto, neste material compreende-se o Ensino da Arte, a partir do entendimento de que tal disciplina constitui-se dentro de um espaço e tempo curricular onde privilegia-se a busca e a aquisição de saberes artísticos e estéticos. De modo que, como descrito por Ferraz e Fusari (2009, p. 28): “Quando tratamos do fazer e do apreciar a arte na escola, estamos nos referindo aos procedimentos de ensino e aprendizagem realizados de maneira intencional, criadora e sensível”. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Arte e Ensino I | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unicentro |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: