Política Educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPolon, Sandra Aparecida Machado-
Autor(es): dc.creatorGodoy, Miriam Adagilsa Bedim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:22:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:22:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unicentro.br/handle/123456789/557-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/15-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651030-
Descrição: dc.descriptionInicialmente, a política educacional pode ser entendida como as ações planejadas e implementadas (às vezes permanecendo apenas no papel como meta a ser cumprida) pelo governo com o objetivo de organizar, direcionar, fomentar e ampliar o acesso à educação, estabelecer metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. Toda política educacional tem caráter institucional, é estatal e carregada de intencionalidades. Desse modo, para compreendê-la é necessário situá-la no âmbito do Estado, pois contém às determinações governamentais. É nesse sentido que existe a necessidade de compreender os determinantes da política educacional brasileira, pelo fato de que está atrelada ao contexto da configuração da sociedade em nosso país. As dinamicidade e complexidade que permeiam a educação são expressas nas normatizações das políticas educacionais. A dinamicidade da educação de modo amplo, altera consideravelmente as normatizações, influenciando e sendo influenciada pelo contexto vivenciado. A complexidade está ligada as necessidades da sociedade globalizada: o processo de desenvolvimento econômico, político e cultural, por exemplo, pressionam mudanças no sistema educacional. Essas mudanças são expressas a partir de promulgação de leis que direcionam a organização da educação pública. Exemplo disso é a alteração na educação infantil, no ensino médio e outros que observamos na conjuntura atual. Podemos dizer que a educação sempre foi um problema nacional pela complexidade e dinâmica que a envolvem.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Título: dc.titlePolítica Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unicentro

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