Desenvolvimento profissional docente na educação integral : contribuições de uma parceria entre professora e pesquisador na produção e realização de oficinas de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.contributorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.contributorBosco, Cláudia Starling-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Luan Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:59:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:59:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10107-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650993-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO Desenvolvimento Profissional de professores e de professores de Matemática, em particular, tem sido discutido por vários autores. Entretanto, quando se trata do Desenvolvimento de professores de Matemática na Educação Integral, o número de pesquisas é pequeno. Considerando esse fato e a importância que as oficinas interdisciplinares assumem na Educação Integral, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, teve como principal objetivo desvelar como a construção de Oficinas de Matemática para a Educação Integral, realizada em parceria entre uma professora de Matemática da cidade de Ponte Nova, Minas Gerais, e o pesquisador, contribuiu para o Desenvolvimento Profissional da docente. O referencial teórico foi composto por ideias de autores que discutem a respeito de Desenvolvimento Profissional e Educação Integral. A pesquisa de campo ocorreu ao longo de vinte e sete encontros. A técnica da observação participante foi utilizada para que o pesquisador pudesse fazer parte do grupo, composto por professora e estudantes. A coleta de dados se deu por meio de anotações em um diário de campo digital, entrevistas semiestruturadas e conversas informais com a professora, todas gravadas em áudio. Os resultados evidenciaram que a construção de oficinas em parceria contribuiu para: o aumento do comprometimento da professora; o desenvolvimento de práticas reflexivas que fizeram surgir, como consequência, mudanças em sua forma de pensar e agir a/na sua prática. A pesquisa gerou um produto educacional voltado para professores de Matemática e para outros professores. Este produto, que apresenta o caminho percorrido para a construção da oficina do Banco Imobiliário, tem a intenção, além de mostrar parte do que foi produzido e os frutos que isso gerou, de servir como uma provocação para professores da Educação Integral que desejam trabalhar com essa possibilidade em sua escola. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o debate acadêmico sobre Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática e sobre o ensino de Matemática na Educação Integral.-
Descrição: dc.descriptionThe Professional Development of teacher and of math teacher, in particular, have been discussed for many authors. However, when it is about Professional Development of Math teacher in the integral education, the amount of researches are small. Considering the fact and the importance that the interdisciplinary workshops take in the Integral Education, this research, of a qualitative character, had as main objective to reveal how the construction of the Math Workshops for the Integral Education, realized in partner with a Math teacher at Ponte Nova, Minas Gerais and the researcher, contributed for the teacher’s Professional Development. The theoretical reference was composed of authors’ ideas that discuss about Professional Development and Integral Education. The field research happened a long twenty-seven meatings. The technical of participant observation was used so that the research could be part of the group, composed of the teacher and the students. The collecting of the datas was made by notes in a digital diary, half structured interviews and informal talks with the teacher, that were all recorded. The results have evidenced that the workshop’s constructions in partner contribute for: the increased commitment of the teacher; the development of reflective practices that made to arise, as a consequence, the changes in their way of thinking and acting in practice. The research made a educational product for Math teacher and other teachers. This product, that presents the crossed way for the construction of Monopoly's workshop, had the intention, besides to show part of what was made and the results, to serve as a provocation for Integral Education teachers that want to work with this possibilities at their schools. Expected that this research can contribute for the academic debate about the Professional Development of Math teachers and about the Mathematics teaching in Integral Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAn error occurred on the license name.-
Direitos: dc.rightsAn error occurred getting the license - uri.-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Título: dc.titleDesenvolvimento profissional docente na educação integral : contribuições de uma parceria entre professora e pesquisador na produção e realização de oficinas de matemática.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.