Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Elen de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Elvina Maria Caetano | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Frederico D'Paschoal Contarini da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12935 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650973 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso da peça Los Pájaros Se Van Con La Muerte (1976), de Edílio Peña, para desdobrar a discussão do conceito de trágico e suas especificidades no contexto latino-americano. Dadas as diferenças da experiência do drama moderno entre Europa e América Latina, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a obra em seu contexto histórico, social e artístico para analisá-la no nível de seus elementos constituintes a fim de perceber, na forma, especificidades que nos permitam pensar configurações próprias do trágico nesta experiência dramática. A diferença do conceito de trágico dar-se-á através da comparação com o trágico cotidiano (SARRAZAC, 2017) presente no drama moderno, segundo argumentou o crítico em sua Poética contemporânea. Por isso, o segundo momento trata-se da apresentação da Poética do Drama moderno e teorias correlatas no que se refere à mudança de paradigma do drama pós-1880, destacando ali o trágico segundo Sarrazac. No terceiro momento, retornamos ao eixo América Latina, discutindo, através de sua epistemologia, subjetivações de sua literatura no século XX que nos ajudam a encarar com mais detalhes as construções heroicas dos sujeitos dramáticos de Peña, marginais que sucumbem à tirania sádica. Principalmente nesse ponto o drama moderno latinoamericano diferencia-se, sobretudo, pela diferença entre uma ação heroica (ativa) e uma ação anêmica que, segundo Sarrazac, seria própria do drama ocidental e de sua tragédia da felicidade. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación es un estudio de caso de la obra Los Pájaros Se Van Con La Muerte (1976), de Edílio Peña, para desarrollar la discusión del concepto de trágico y sus especificidades en el contexto latinoamericano. Dadas las diferencias en la experiencia del drama moderno entre Europa y América Latina, esta investigación tiene como objetivo presentar el trabajo en su contexto histórico, social y artístico para analizarlo a nivel de sus elementos constitutivos para percibir, en la forma, especificidades que permítanos pensar en configuraciones específicas de lo trágico en esta experiencia de drama moderno. La diferencia en el concepto de lo trágico ocurrirá a través de la comparación con lo trágico cotidiano (SARRAZAC, 2017) presente en el drama moderno, como argumentó el crítico en su Poética contemporánea. Por lo tanto, el segundo momento es la presentación de la poética dramática moderna y las teorías relacionadas con el cambio de paradigma del drama posterior a 1880, destacando lo trágico según Sarrazac. En el tercer momento, volvemos al eje de América Latina, discutiendo a través de sus epistemologías, subjetividades de su literatura en el siglo XX que nos ayudan a enfrentar con más detalle las construcciones heroicas de los dramas marginales de Peña, de sujetos que sucumben a la tiranía sádica. Especialmente en este punto, el drama latinoamericano moderno difiere, sobre todo, por la diferencia entre una acción heroica (activa) y una acción anémica que, según Sarrazac, sería característica del drama occidental y su tragedia de felicidad. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro latino - tragédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro venezuelano | - |
Palavras-chave: dc.subject | O trágico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - séc. XX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edilio Peña | - |
Título: dc.title | Los Pájaros Se Van Con La Muerte : estudo sobre o trágico no drama moderno latino-americano. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: