Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galinari, Melliandro Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Galinari, Melliandro Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Kassandra da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Joao Benvindo de | - |
Autor(es): dc.creator | Albergaria, Ariane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13048 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650951 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O despontar do Movimento Escola Sem Partido dividiu a opinião pública brasileira e definiu contornos diversos sobre os pontos de vista acerca da área educacional como um todo no País. Com base nessa realidade, propõe-se nesta dissertação analisar retórica e discursivamente algumas publicações e discussões que emergiram no Facebook oficial do Movimento Escola Sem Partido ao longo de seis meses (de outubro de 2017 até março de 2018). Trata-se de observar quais argumentos são edificados e quais comportamentos e emoções são incitados na esfera pública. O principal ponto de partida é analisar como os enunciadores que afloram ao longo dos comentários, a partir da mobilização dos elementos presentes na língua ou de formas de raciocínio, edificam argumentos da ordem do ethos, do pathos e do logos, nos termos da Retórica Antiga e dos estudos atuais sobre o discurso, delineando, construindo e reconstruindo espaços ideológicos. O estudo recuperou as formações ideológicas e as opiniões comuns presentes na política e na cultura brasileira que circundam os argumentos analisados, isto é, constatou como esses discursos estão revestidos por ideologias e pela doxa. Foi observado, ainda, como a circulação desses discursos ajudou a consolidar e a esculpir um reservatório de crenças e de formas de referenciar os professores, os educandos e a Educação. Como conclusão, constatou-se como os argumentos, as imagens de si no discurso e os afetos que emergem nesse espaço deságuam na propagação de estereótipos e em discursos de ódio sobre a Educação e os sujeitos que a constituem. | - |
Descrição: dc.description | The emergence of the Movimento Escola Sem Partido (School Without Party Movement) has divided Brazilian public opinion and defined different outlines regarding the points of view upon the educational scene in Brazilian society. This thesis, therefore, proposes to analyze, rhetorically and discursively, some publications and discussions that emerged on the Movement’s official Facebook Page, within a sixmonth period: from October, 2017 to March, 2018. It seeks to observe which arguments are built and which behaviors and emotions are incited in the public sphere. The main starting point is to analyze how the enunciators who emerge throughout the comments, from the mobilization of the elements present in the language or forms of reasoning, construe arguments of the order of ethos, pathos and logos, in terms of the ancient Rhetoric and current discourse studies, outlining, building, and reconstructing ideological spaces. The study recovered the ideological formations and the common opinions present in Brazilian politics and culture, which surround the arguments analyzed, that is, it found how these discourses are covered by ideologies and doxa. It also investigated how the circulation of these speeches helps consolidate and sculpt a reservoir of beliefs and ways of referencing teachers, students, and Education. It understood how the arguments, the images of the self in the discourse, and the affections that emerge in this space fall into the propagation of stereotypes and hate speech about Education and the subjects that constitute it. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/12/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento Escola Sem Partido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doxa | - |
Título: dc.title | A retórica do Movimento Escola Sem Partido : afetos e engajamentos discursivos na página oficial do Facebook. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: